Toyota retoma projeto de produção da van Hiace na Argentina


A Toyota pode entrar de vez no mercado de vans médias do Mercosul. Após apresentar as versões de passageiros da Hiace na Argentina, complementando a oferta até então limitada ao furgão, a direção da empresa revelou ter retomado o projeto de produção local do modelo, atrasado devido à pandemia (leia aqui). Não foram indicadas datas estimadas para o início da montagem, mas um anúncio formal deve acontecer no segundo semestre de 2021, segundo o Autoblog Argentina.

Após a apresentação das novas variações, o diretor de Vendas e Marketing da Toyota Argentina, Ignacio Limpenny, concedeu entrevista coletiva. Foi quando revelou o progresso do plano de nacionalização do Hiace. “O projeto segue adiante e a ideia é incluir todas as versões do Hiace que, por ora, estamos importado do Japão”, disse o executivo. Além de evitar a cobrança do imposto de importação por lá, definido em 35%, o furgão produzido localmente tem outro trunfo: aumentar a entrada de dólares, como vem exigindo o governo da Argentina.

Essa entrada se daria com a exportação do Hiace a países que já contam com o modelo em sua gama, também oriundo do Japão, além de mercados onde não há oferta do furgão. “Vemos um alto potencial de exportação. Já há outros países da América Latina que vendem o Hiace importado, como Chile e Peru. É cedo para dizer quando estaremos nacionalizando o produto. Quando o projeto estiver encaminhado, não apenas na Argentinas, mas também na região, poderemos dizer quando começaremos a produção em Zárate”, acrescentou.

A produção do Hiace na Argentina tem outra vantagem: o compartilhamento de componentes com Hilux e SW4, feitos naquela planta. O furgão é equipado com os mesmos motor 2.8 a diesel e câmbio automático de seis marchas. Assim, ele teria maior competitividade para enfrentar modelos como o Mercedes-Benz Sprinter, que vendeu 1.952 unidades por lá em 2020. O Toyota, por outro lado, emplacou apenas 77 exemplares no mesmo período.

[ Fonte: Autoblog Argentina ]

Publicidade

E VOCÊ, O QUE ACHOU DESTA NOTÍCIA?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s