A Mercedes-Benz deu início às vendas da terceira geração do GLS, outrora comercializado como GL, no mercado brasileiro. Com quase dois anos de “atraso” em relação à Europa (leia aqui), o SUV desembarca por aqui em versão única, tabelada em R$ 917.900. Seu principal rival é o BMW X7 (leia aqui).
Por aqui, o GLS desembarca na variação 450. Nela, o SUV é movido pelo 3.0 Turbo a gasolina, de seis cilindros, capaz de entregar até 367 cv e 50,9 kgfm, acompanhado de um sistema híbrido leve. O equipamento tem um propulsor elétrico de 22 cv que opera em rede de 48 volts e tem funções auxiliares, como a do motor de arranque e a do alternador, ambos suprimidos. O câmbio é automático de nove marchas, com tração integral 4Matic. Segundo a Mercedes, o GLS vai de zero a 100 km/h em 6,2 segundos, com máxima de 250 km/h.
Os números de desempenho são muito bons para um utilitário-esportivo de 5,20 metros de comprimento, 2,15 m de largura e 3,13 m de altura. Mas a vocação do GLS é mesmo familiar, com seu entre-eixos de 3,13 metros e espaço para até sete ocupantes. O porta-malas comporta 355 litros com todos os bancos em uso, podendo ser elevado a 2.400 litros.
Na lista de itens, o GLS 450 garante central multimídia MBUX com tela de 12,3 polegadas e quadro de instrumentos com visor digital de mesmo tamanho, iluminação ambiente com 64 cores elegíveis, porta-copos com refrigeração e aquecimento, faróis adaptativos e assentos com função massagem. Há também projetor de dados no para-brisa (HUD), nove portas USB, cortinas traseiras elétricas, assistente de baliza, visão externa com câmera de 360 graus, frenagem automática de emergência, entre outros.