Anúncio do Twingo na França [Imagem: AutoPlus.fr]
Para conter o consumo de tabaco, as propagandas de marcas de cigarro foram, pouco a pouco, proibidas em todo o mundo. Na Fórmula 1, onde tinham longo histórico de parceria – lembremos das cores da Marlboro na McLaren de Senna ou da JohnPlayerSpecial em sua Lotus… -, muitas provas tinham carros modificados para esconder tais publicidades. Com essa mesma filosofia, o governo da França pretende banir anúncios de carros. O motivo: a poluição causada por eles.
A proibição das propagandas de carros foi revelada pela ministra da Transição Ecológica, Barbara Pompili, como reporta o site da revista francesa AutoPlus. E ela revela que se trata de um tema já definido, mesmo que ainda seja um projeto de lei em tramitação no parlamento da França. “Os carros poluentes não vão escapar disso [proibição de publicidade]. Enfim, não haverá mais propaganda para produtos poluentes. Não é uma ameaça, é uma questão de coerência”, disse. “Hoje, existem produtos que contribuem para o aquecimento global. Em nome de que, em nome de que coerência, devemos [permitir] anunciar?”, acrescentou.
No entanto, a simples definição de “produto poluente” é algo questionável, como pontua a própria AutoPlus. A revista lembra que o processo total de produção da carne, desde a criação do gado, representa nada menos que 15% das emissões de dióxido de carbono (CO2) do planeta. Companhias aéreas também lançam uma grande quantidade de poluentes na atmosfera. Nestes casos, também caberiam, portanto, proibições publicitárias.
Outra questão está relacionada aos carros elétricos. Apesar de não poluírem diretamente, a energia armazenada em suas baterias pode ter origem em termelétricas a carvão ou de fontes nucleares, altamente poluentes. Seu uso também gera resíduos, como pneus.
[ Fonte: Auto Plus ]