Dentre os listados, a Ford Transit é a única confirmada
Apesar de ainda terem seu público cativo, as picapes também têm minguado no Brasil. Espera-se uma melhora para os próximos anos, mas não temos muito O QUE ESPERAR PARA 2021 – com o perdão do trocadilho com o nome do nosso Especial. Confira a seguir os modelos que devem ser lançados no mercado nacional ao longo de 2021.
CHEVROLET SILVERADO (LANÇAMENTO) – Enquanto não define a renovação da Montana, a Chevrolet deve reforçar sua presença no segmento superior com o relançamento da Silverado, vendida por aqui entre 1997 e 2001. A informação foi revelada na Argentina, por um alto executivo da marca na América do Sul (leia aqui). E faz sentido: com a intenção das marcas em atuarem em segmentos de maior valor agregado, o modelo pode servir como chamariz para a rede de lojas. De quebra, ela embarcaria no relativamente aquecido segmento das grandes, onde as picapes da Ram reinam sozinhas. Se vier, chega no segundo semestre.
FIAT TORO (ATUALIZAÇÃO) – Já flagrada em várias oportunidades, a Toro reestilizada é um projeto certo para 2021. Praticamente sozinha na categoria, ela passará por leves retoques na dianteira, alterando grade, luzes diurnas e para-choque, além das rodas. O interior deve ter uma reforma maior, com destaque para a tela vertical da central multimídia e o quadro de instrumentos todo digital. O motor turbinado ainda não é dado como certo, embora alguns veículos de comunicação cravem sua chegada junto da reestilização. O lançamento acontece ainda no terceiro trimestre (leia aqui).
FORD F-150 (LANÇAMENTO) – A chegada da F-150 à Argentina (leia aqui) deu início aos rumores de que a Ford também poderia trazer sua campeã de vendas ao Brasil. Ainda mais após a marca ter se tornado uma importadora, dando fim à produção local. Tal qual a Silverado, a picape faria frente aos modelos da Ram e ajudaria a atuar em um segmento de alto valor agregado. A alta do dólar e o aumento no preço dos combustíveis, todavia, jogam contra. Por isso, ela pode ficar para o segundo semestre – ou nem vir.
FORD MAVERICK (LANÇAMENTO) – Se não há certeza de um modelo grande, ao menos um “compacto” virá ao Brasil. A Ford tenta guardar a sete chaves o plano de lançar a inédita Maverick por aqui, mas o lançamento é dado como certo nos bastidores. Além do potencial de mercado, a rival da Fiat Toro ajudaria a empresa a ganhar mercado e juntar recursos em um momento relativamente conturbado. Sua chegada ainda depende da oficialização lá fora, que parece estar próxima (leia aqui). Importada do México, ela chega no fim do ano.
FORD TRANSIT (LANÇAMENTO) – Dos cinco produtos aqui listados, ao menos um já teve confirmação oficial: a Transit. A van retornará ao Brasil após um hiato de sete anos para colocar a Ford para brigar com Renault Master e Fiat Ducato. Ela será montada no Uruguai, sob os cuidados da local Nordex (leia aqui). O lançamento dependerá da velocidade das obras de adaptação da fábrica, algo imprevisível em tempos de pandemia. A expectativa, porém, era vendê-la a partir de junho.