F1: McLaren apresenta MCL35M


A McLaren divulgou as primeiras imagens do MCL35M, o carro com o qual disputará a temporada 2021 da Fórmula 1. Como sugere o batismo, trata-se de uma evolução do MCL35 usado em 2020 (leia aqui), que levou o time à terceira colocação do Mundial de Construtores, sua melhor posição no campeonato desde 2012. O monoposto tem uma novidade “escondida”: o motor agora fornecido pela Mercedes, substituindo o disponibilizado pela Renault. Para guiá-lo, a britânica contará com Lando Norris e Daniel Ricciardo.

A mudança “oculta” do propulsor, aliás, é provavelmente responsável pelas maiores mudanças do MCL35M em relação a seu antecessor. A cobertura do motor tem novo formato, adequando-se às medidas da unidade de potência da Mercedes. Também foram permitidas modificações no chassi para adaptação, algo que apenas a McLaren teve permissão devido ao impacto da alteração, adequando novos itens do câmbio e também os sistemas elétrico e de refrigeração diferentes.

Para além da cobertura, foram feitas modificações também no bico do carro e na porção traseira, especialmente no difusor e no aerofólio. Muitas delas servem para ajustar a passagem do ar, haja vista a novidade no regulamento que prevê redução de downforce sobre os pneus posteriores. Também é importante ressaltar que muito dos apêndices do carro não são definitivos: as equipes evitam revelar tudo o que criaram antes de alinharem na primeira prova.

Por fim, temos a pintura. Ela é ligeiramente diferente no MCL35M, com as aletas da asa dianteira tendo bordas pretas e o bico recebendo uma porção de azul, que segue em um filete até a parte posterior. Na cobertura do motor, o degradê entre o azul e o preto passa de horizontal para diagonal e o halo passa a contar com a base preta.

A McLaren ainda terá, em 2021, a estreia de Daniel Ricciardo, que disputou as duas últimas temporadas pela Renault. O australiano chega para substituir Carlos Sainz, contratado pela Ferrari para o lugar de Sebastian Vettel. Ao seu lado estará o inglês Lando Norris, que permaneceu na escuderia.

GRID COMEÇA A SE FORMAR

O MCL35M foi o primeiro dos 10 carros de 2021 apresentados oficialmente. Os próximos confirmados são o Alpha Tauri AT02, para essa sexta-feira (19), e o Alfa Romeo C41, na próxima segunda (22). Em 2 de março, a Alpine estreia com o A521, mesmo dia em que a Mercedes exibe o W12. No dia seguinte, a Aston Martin retorna à F1 após seis décadas, com um monoposto ainda sem nome conhecido. Em 5 de março, a Williams mostra o FW43B. Também sem designação, o modelo da Ferrari aparece no dia 10 de março. Já Haas e Red Bull ainda não anunciaram suas datas.

Publicidade

E VOCÊ, O QUE ACHOU DESTA NOTÍCIA?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s