O presidente da Ford Europa, Stewart Rowley, anunciou um investimento de US$ 1 bilhão (R$ 5,41 bilhões) para modificar por completo sua fábrica em Colônia, Alemanha. Lá, a empresa almeja produzir um veículo elétrico a partir de 2023, tomando por base a plataforma modular MEB, da Volkswagen, garantida pelo acordo de cooperação entre as empresas (leia aqui). O aporte faz parte dos planos da gigante do oval azul de ter uma linha de automóveis totalmente elétrica até 2030 na Europa.
A expectativa da Ford é lançar o novo elétrico em meados de 2023, utilizando-se da base MEB. O projeto pode significar o fim do Fiesta como conhecemos, porém: produzido em Colônia, o hatch pode ser substituído pelo modelo movido a eletricidade, inclusive aposentando o clássico batismo – o que a marca não confirma, frise-se. Depois do estreante, outro carro elétrico será produzido na planta alemã em um segundo momento.
Nos planos da empresa, toda sua gama terá modelos eletrificados até 2024, entre híbridos leves (MHEV) e plug-ins (PHEV) e elétricos. A gama será 100% sem emissões a partir de 2030, quando a divisão comercial terá cerca de dois terços do volume comercializado também movido por propulsores mais limpos.