A Porsche anunciou o retorno da versão GT3 ao 911, agora com base na geração 992, apresentada no final de 2018 (leia aqui). Como destaque, ela traz o único motor com aspiração natural da atual linhagem do cupê, podendo ter ainda câmbio manual, como anteriormente (leia aqui). A marca já aceita reservas na Europa, estimando as primeiras entregas para maio.
Um dos grandes diferenciais do modelo, o motor 4.0 tem seis cilindros opostos, do tipo boxer, e não traz qualquer tipo de sobrealimentação. Ele entrega 510 cv e 47,9 kgfm (10 cv e 1 kgfm a mais que o GT3 anterior) e pode ser acoplado ao câmbio manual de seis marchas ou ao automatizado PDK, de dupla embreagem e sete velocidades. Sempre com tração traseira, o GT3 vai de zero a 100 km/h e m 3,4 segundos com o PDK (ou 3,9 s com o manual), alcançando 318 km/h (ou 320 km/h). Mais singicativo ainda: ele completou os 20,8 quilômetros de Nürburgring-Nordschleife em 6min59s927, 17 segundos mais rápido que o antecessor.
Apesar de não ser o mais potente dos 911 atuais – há o Turbo S (leia aqui) -, o GT3 fica como o mais voltado para as pistas. Ele abandona a suspensão McPherson na dianteira, sendo o primeiro da linhagem a adotar o duplo A no lugar, derivada do 911 RSR de competição. A traseira segue com paralelogramo deformável, de cinco braços. Os amortecedores também têm ajuste específico, mais firme, e o eixo posterior conta com sistema de esterçamento.
Para frear o 911 GT3, a Porsche escalou enormes discos de freio, com 408 milímetros na dianteira, ainda assim 17% mais leves que os de 380 mm do antecessor. Atrás, os de 380 mm seguem aplicados. Há opção de compostos de cerâmica, ampliando os discos posteriores a 390 mm. Eles se escondem atrás de rodas de 20 polegadas no eixo dianteiro e 21″ no traseiro, equipadas com porcas de troca rápida e calçadas com pneus 255/35 e 315/30, respectivamente. Os compostos de borracha são voltadas às pistas, embora legalizados para uso nas ruas.
Para baixar o peso até 1.418 kg (com câmbio manual), o GT3 recebeu uma série de equipamentos em fibra de carbono, como capô e aerofólio. O teto também pode receber o material em opção, ajudando ainda a baixar o centro de gravidade. Na asa traseira, o redesenho prevê maior geração de downforce: são 50% mais que no antecessor. Em configuração de circuito, chamada Performance, ela é 150% superior a 200 km/h.
O interior também traz mudanças, como os bancos em couro preto com ajustes elétricos. Em opção, há assentos mais refinados ou do tipo concha, que ajudam a baixar o peso final em 12 kg. Opcionalmente, também está disponível o pacote Clubsport, composto por barras de proteção contra capotamento, cintos de seis pontos, interruptor interno para a bateria e extintor de competição.