Completando a série de publicações do especial O QUE ESPERAR PARA 2021, trazemos agora os híbridos e elétricos que devem desembarcar no Brasil ao longo desse ano. A lista ainda é enxuta e traz até modelos de outros segmentos (como hatches e SUVs), já antecipados também por aqui. Confira abaixo quais os ecologicamente corretos poderão estar futuramente na sua garagem.
FIAT 500E (LANÇAMENTO) – Pessoas ligadas à Fiat confirmaram, em mais de uma oportunidade, o desejo da marca de trazer o renovado 500 ao Brasil (leia aqui). Importado e compacto, ele seria caro de qualquer maneira. Assim, a marca aproveitará o carisma do hatch e o preço já inflado para comercializá-lo apenas na variação elétrica. A intenção é fazer do modelo o terceiro carro da casa, sendo apenas um produto para engrandecer a imagem da Fiat. Deve ser apresentado no segundo semestre.
FORD ESCAPE HYBRID (LANÇAMENTO) – A chocante decisão da Ford de deixar de produzir veículos no Brasil (leia aqui) deixará os estandes dos concessionários sem muitos modelos. Assim, a marca precisará preencher espaços com produtos importados, como o Escape/Kuga. Esperado há pelo menos duas gerações, o SUV deve enfim desembarcar em solo tupiniquim de maneira oficial. A expectativa é que ele chegue na variação híbrida (leia aqui), para ter um diferencial frente ao chinês Territory e tentar roubas vendas do Toyota Corolla Cross (veja abaixo). Deve ser lançado no fim do ano.
FORD MUSTANG MACH-E (LANÇAMENTO) – Outro modelo que deve ajudar a Ford a preencher os showrooms é o Mustang Mach-E. Esperado para 2020 (leia aqui), o SUV começou a ser montado apenas em novembro do ano passado (leia aqui). Como a preferência entre os destinos é a América do Norte, o Brasil acabou ficando em segundo plano. No entanto, trazê-lo tem várias vantagens para a Ford: além de carregar um nome forte, o visual esportivo e a propulsão puramente elétrica devem chamar potenciais clientes às lojas. Como “reforço”, há ainda a isenção do imposto de importação, haja vista sua produção no México. Deve chegar quando o abastecimento a EUA e Canadá se normalizar: ou seja, no final de 2021.
JEEP RENEGADE/COMPASS (LANÇAMENTO) – Tal qual o 500, não foi apenas uma vez que executivos da Jeep falaram das variações híbridas de Compass e Renegade serem oferecidas no Brasil (leia aqui e aqui). A intenção da marca existe, para reforçar a presença dos modelos como opções ecologicamente corretas. Todavia, os planos dependem principalmente da variação cambial, afinal os preços não podem ficar muito distantes das versões nacionais. Em 2021, ao menos um deles deve ser lançado, provavelmente no fim do ano.
KIA NIRO (LANÇAMENTO) – Marcado presença no Salão de São Paulo de 2016 (leia aqui), o Niro sempre foi negado pela Kia do Brasil – não por acaso, nunca foi comercializado no País. No entanto, os planos parecem ter mudado. Representante local da empresa, o Grupo Gandini reconheceu que o modelo deve desembarcar por aqui (leia aqui), aproveitando a onda dos ecologicamente corretos. A promessa foi feita em 2019 (leia aqui), o que deve causar uma mudança no planejamento: em vez da variação híbrida, ele chegaria com motorização elétrica, como já visto na Europa (leia aqui). Se vier, chega no final do ano.
MERCEDES-BENZ EQA (LANÇAMENTO) – Apresentado aos europeus agora em janeiro (leia aqui), o EQA é a próxima aposta da Mercedes-Benz para o Brasil. Com o crossover, a marca almeja oferecer um modelo elétrico mais acessível – para os padrões da categoria. O visual entrega que ele deriva da nova geração do GLA, adotando apenas o padrão da linha EQ, com grade fechada e lanternas unidas. Deve ser lançado no fim de 2021.
MINI COOPER SE (LANÇAMENTO) – A fim de reforçar sua imagem ecológica, a Mini vai trazer ao Brasil a variação elétrica de seu hatch. Chamada Cooper SE (leia aqui), ela chegará para colocar a marca inglesa na briga entre os compactos ambientalmente corretos. A faixa de preço tende a ser ligeiramente superior à do Zoe (veja abaixo), mas com a promessa de entregar um produto com melhor imagem percebida e acabamento mais refinado. O lançamento é aguardado para o primeiro semestre, com a reestilização apresentada há poucos dias na Europa (leia aqui)
RENAULT ZOE (ATUALIZAÇÃO) – Aguardada para 2020 (leia aqui), a atualização do Zoe acabou adiada devido à pandemia e à existência de unidades em estoque (leia aqui). Além de mudanças visuais, o hatch traz importantes melhorias internas, com painel revisto e acabamento significativamente melhor. Também são esperadas alterações na mecânica, ampliando potência e autonomia, como aconteceu na Europa (leia aqui). A estreia deve ocorrer no segundo trimestre de 2021.
TOYOTA COROLLA CROSS (LANÇAMENTO) – A Toyota já confirmou a chegada do Corolla Cross ao Brasil (leia aqui). Como o irmão sedã, ele terá opção híbrida, a fim de evocar o lado ecologicamente correto da marca, como foi feito anos 1990 com o Prius nos EUA. O sistema será o mesmo do Corolla, com motor 1.8 Flex e foco na frugalidade. Chega entre março e abril (leia aqui).