O Grupo Volkswagen está avaliando a possibilidade de negociar parte de seus ativos na Porsche. Segundo a revista alemã Manager Magazin, a empresa almeja aumentar seu caixa para poder investir em veículos elétricos e também em softwares ligados à mobilidade. A informação foi revelada por uma fonte ligada à gigante alemã, que também disse ser improvável que qualquer decisão nesse sentido seja tomada antes do fim de 2021.
De acordo com a fonte, membros do executivo da VW estudam a possibilidade. “Tais considerações [de vender parte da Porsche” existem”, apontou. Porém, a hipótese ainda não chegou a ser discutida pelas comissões de gestão da empresa. Ou seja: a alta cúpula formada pelo conselho de administração ainda não avaliou tal medida.
A possível venda de parte da Porsche fez as ações da Volkswagen subirem 5,7% após o surgimento dos rumores. Segundo a revista, a empresa venderia 25% dos ativos, o que renderia algo próximo de € 25 bilhões (R$ 163,51 bilhões, na cotação de hoje). Oficialmente, as partes não comentam a possibilidade, tampouco a Porsche Holding SE, que detém 31,4% da VW e possui 53,1% do poder de voto.
[ Fonte: Manager Magazin ]