O Toyota Yaris (leia aqui) venceu a edição 2021 do Carro do Ano da Europa (ECOTY). O título foi anunciado pelos organizadores, que destacaram a frugalidade, a tecnologia híbrida e a divisão ao volante como grandes trunfos do compacto. Ele se une a Volkswagen Golf e Renault Clio como únicos a conquistar o bicampeonato da premiação europeia.
Apesar das qualidades, o Yaris não despontava como favorito ao título (leia aqui). Ainda assim, somou 266 pontos e foi o escolhido como melhor por 14 dos 59 jurados. A segunda colocação ficou com o Fiat 500, com 240 pontos e nove vitórias. Completando o pódio, o Cupra Formentor chegou a 239 pontos e 10 escolhas, mesmo número do Volkswagen ID.3, que chegou a 224 pontos. A final contava ainda com Skoda Octavia (199), Land Rover Defender (164) and Citröen C4 (143).
Vale lembrar que o Yaris de quarta geração, vendido na Europa, tem apenas o nome em comum com o hatch produzido no Brasil. Ele tem plataforma mais moderna, a modular TNGA-B, e um visual mais equilibrado.