Após um hiato de mais de seis décadas, a Aston Martin volta oficialmente à Fórmula 1 (leia aqui). O primeiro monoposto “moderno” da equipe inglesa é o AMR21, uma evolução do RP20 utilizado na temporada passada pela então Racing Point (leia aqui). Além de leves mudanças nos contornos da carroceria, o modelo tem como destaque a cor verde, tradicional de equipes britânicas do automobilismo, como já se esperava. Ele será guiado pelo tetracampeão Sebastian Vettel e o canadense Lance Stroll.
Neste primeiro contato com o AMR21, cabe fazer uma análise superficial, haja vista a tradicional estratégia das equipes de não revelarem completamente a carroceria antes do início da temporada. Isso foi observado inclusive em seu antecessor, o RP20, que apareceu primeiro bom bico mais pontudo (leia aqui) e depois foi à pista com uma dianteira parecida com a dos Mercedes (leia aqui), alvo inclusive de investigação.
Contornos à parte, cabe a menção à pintura verde, usada por times britânicos desde os primórdios do automobilismo. Coincidentemente, a última vez que uma equipe utilizou esse tom foi a também inglesa Caterham. Com a nova identidade, a Aston Martin quer ao menos repetir a boa temporada de 2020 da antecessora Racing Point, quando a então equipe rosa ficou com o quarto lugar do Mundial de Construtores da F1.
A mudança de nome e cores veio acompanhada também de uma substituição no time titular. A equipe rescindiu antecipadamente o contrato de Sergio Perez, que acabou fechando com a Red Bull, para contratar o tetracampeão Sebastian Vettel, dispensado pela Ferrari. O outro corredor é Lance Stroll, filho do proprietário da equipe, Lawrence. Na chefia, segue Otmar Szafnauer.
CALENDÁRIO DE APRESENTAÇÃO
Data – Modelo
17/02 – McLaren MCL35M
19/02 – AlphaTauri AT02
22/02 – Alfa Romeo C41
23/02 – Red Bull RB16B
02/03 – Mercedes W12
02/03 – Alpine A521
03/03 – Aston Martin AMR21
04/03 – Haas VF-21
05/03 – Williams FW43B
10/03 – Ferrari SF21