Porsche Taycan ganha perua Cross Turismo


Assim como seu irmão Panamera (leia aqui), o elétrico Taycan também terá uma perua para chamar de sua, a partir de agora. Batizada de Cross Turismo, ela deriva do conceito Mission E Cross (leia aqui) e tem uma receita parecida com a dos irmãos a combustão. O modelo chega ao mercado oficialmente durante o terceiro trimestre de 2021.

Como era de se esperar, a Cross Turismo é uma opção mais espaçosa do Taycan. A Porsche afirma que a perua oferece 3,5 centímetros extras para a cabeça dos ocupantes do banco traseiro, embora a altura da carroceria tenha se elevado em 1,4 cm – justifica-se a diferença pela inclinação possível do encosto. O porta-malas também tem acesso facilitado e é maior: são 446 litros, contra 407 do sedã. A perua mede 4,974 metros de comprimento, 1,964 m de largura e 1,409 m de altura.

Em termos visuais, a variação definitiva repete as soluções do conceito, apenas adequando alguns componentes à realidade. É o caso, por exemplo, do difusor traseiro, das rodas azuis e dos pneus estradeiros. Contudo, a perua faz jus ao batismo e adota apliques plásticos nas caixas de roda e na base da carroceria. O habitáculo é similar ao do Taycan, à exceção das óbvias mudanças necessárias para adequá-lo ao novo produto.

Outra diferença destacada pela Porsche está na suspensão pneumática. Em opção, a Cross Turismo conta com regulagem de altura que eleva a distância ao solo em até 30 milímetros, para superar pisos um pouco mais irregulares. O sistema de tração nas quatro rodas é padrão e conta com um modo de condução específico, chamado Gravel, para cascalho.

A Taycan Cross Turismo será vendida sempre com dois motores, tendo nada menos que quatro variações. A versão 4 tem 380 cv disponíveis e função overboost para um pico momentâneo de 476 cv. Ela empurra a perua de zero a 100 km/h em 5,1 segundos, com máxima de 220 km/h e autonomia variando entre 389 e 456 km. A 4S conta com 490 cv “normais” e  571 cv por poucos segundos, baixando o tempo para 4,1 s e elevando a final a 240 km/h. O percurso por recarga oscila de 388 a 452 km.

Mais acima, há o modelo Turbo, dotado de 625 cv, com overboost de 680 cv. Nesse caso, a aceleração baixa a 3,3 segundos, com máxima limitada a 250 km/h e autonomia entre 395 e 452 km. Na Turbo S, também são 625 cv nominais, mas o pico chega a 761 cv, reduzindo o tempo para 2,9 s. A velocidade final segue nos 250 km/h, com pequena variação na autonomia, entre 388 e 419 km. Todos os modelos usam a mesma bateria de 93,4 kWh brutos.

Por ora, ainda não há previsão de lançamento da Taycan Cross Turismo no Brasil. A Porsche afirma somente que há cinco países considerados peça-chave no mercado da perua elétrica: Estados Unidos, Alemanha, Reino Unido, Noruega e Países Baixos (Holanda).

Publicidade

E VOCÊ, O QUE ACHOU DESTA NOTÍCIA?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s