F1: Williams apresenta FW43B, primeiro carro sem a família Williams


A Williams apresentou o FW43B, seu monoposto para a temporada 2021, o primeiro carro desenvolvido sem a presença da família Williams no comando (leia aqui). Como determina o regulamento, trata-se de um modelo com mudanças pontuais em relação ao FW43, utilizado em 2020 (leia aqui). No entanto, a equipe inglesa almeja melhores resultados, voltando enfim a pontuar. Chama atenção a pintura, quase uma revolução em comparação com o antecessor, inspirada no passado do time britânico.

As mudanças do FW43B são pouco notáveis em um primeiro momento, mas é possível observar diferenças nos sidepods e na cobertura do motor, adequando-se ao revisado propulsor Mercedes (leia aqui). Uma “bolha” também está aparente da porção central para a traseira. Por ter apenas um token para grandes mudanças, a Williams parece não ter conseguido mexer tanto no carro, mantendo, por exemplo, o bico pronunciado. Porém, até que se inicie a temporada, pode haver mudanças nesse componente. É válido lembrar que, apesar de ter ocupado o fim da fila, o FW43 foi muito superior ao antecessor FW42, ganhando até um segundo por volta em determinados circuitos.

Uma boa novidade do monoposto é a pintura, agora predominantemente azul com efeito degradê. O modelo tem ainda componentes em preto e detalhes em amarelo, fazendo alusão aos carros dos anos 1980 e 1990, como o FW14B de 1992. O resgate ao passado é um reforço da Dorilton Capital, nova proprietária da Williams (leia aqui), de que a essência do time será mantida mesmo sem Sir Frank ou sua filha Claire no comando.

Falando em comando, a equipe será chefiada por Simon Roberts, trazido já na metade de 2020 (leia aqui). O CEO Jost Capito chegou em dezembro (leia aqui) e acredita em uma “escada evolutiva” da Williams em longo prazo. Ao volante, o time continua o promissor inglês George Russell e o canadense Nicholas Latifi pelo segundo ano, mantendo a novata Jamie Chadwick como piloto de testes. Sua expectativa é ao menos brigar de igual para igual com Alfa Romeo e Haas.

CALENDÁRIO DE APRESENTAÇÃO
Data – Modelo
17/02 – McLaren MCL35M
19/02 – AlphaTauri AT02
22/02 – Alfa Romeo C41
23/02 – Red Bull RB16B
02/03 – Mercedes W12
02/03 – Alpine A521
03/03 – Aston Martin AMR21
04/03 – Haas VF-21
05/03 – Williams FW43B
10/03 – Ferrari SF21

Publicidade

E VOCÊ, O QUE ACHOU DESTA NOTÍCIA?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s