Um dos kei-cars mais desejados por quem mora fora do Japão será descontinuado em breve. A Honda confirmou o fim da produção do roadster S660, um conversível dois lugares com motor central. Ele sai de cena no início de 2022, motivado pelas leis de consumo cada vez mais restritivas – justificativa não-oficial, frise-se.
Desenvolvido dentro das regras dos compactos japoneses, os kei-cars, o S660 surgiu em 2015, substituindo o também interessante Beat. Desde então, comercializou cerca de 30 mil unidades, número não muito expressivo dentro do mercado local, mas significativo se considerarmos sua proposta. Para marcar o fim, a Honda lançará a série limitada Modulo X Version Z, que terá diferenças visuais como spoiler traseiro, rodas e emblemas pretos, porém manterá o motor três-cilindros de 658 cm³, 63 cv e 10,6 kgfm, com tração traseira e câmbio manual de seis marchas. A caixa CVT, do modelo “comum”, não será oferecida.
Segundo o site japonês Response, o fim do S660 é motivado pelas leis cada vez mais restritivas em termos de consumo, emissões e ruídos, pensadas para incentivar veículos elétricos. Além disso, a frenagem automática de emergência passará a ser obrigatória na terra do sol nascente. Dessa forma, fica mais em conta para a Honda dar fim ao roadster do que adaptá-lo à nova realidade.
[ Fonte: Response ]