Jeep oficializa volta do Wagoneer


Jeep Grand Wagoneer

Depois de muita promessa (leia aqui e aqui), a Jeep oficializou as linhas de Wagoneer e Grand Wagoneer. A dupla voltou ao mercado para atuar na faixa de SUVs maiores e mais caros dos EUA, fazendo frente a Cadillac Escalade, Lincoln Navigator e similares, além da parte “de acesso”, hoje representada por Chevrolet Tahoe e Ford Expedition. Eles retornaram após um hiato de três décadas, tendo agora de enfrentar uma concorrência luxuosa e potente. O lançamento comercial ocorre no segundo semestre de 2021.

Jeep Wagoneer

Lado a lado com o conceito exibido em setembro (leia aqui), os novos Wagoneer têm poucas mudanças, embora sejam diferentes entre si. A carroceria é a mesma, mas o Grand tem faróis maiores, capô sutilmente recortado na ponta, grelha cromada específica e para-choque com contornos próprios, o que inclui luzes auxiliares e uma barra que divide a tomada de ar. Nas laterais, quase nenhuma mudança, à exceção do acabamento das janelas. Atrás, o Grand volta a recorrer aos cromados para envolver lanternas e espaço da placa. Os dois SUVs abusam das linhas retas, evocando o lado Jeep.

Jeep Grand Wagoneer

Internamente, as diferenças se resume a acabamento e alguns itens. O visual é basicamente o mesmo, compartilhando painel, forros das portas e volante. Ambos podem combinar diferentes tons de couro e imitação de madeira, mas o Grand é mais “ianque”, com revestimento inferior bege e superior preto, por exemplo. Ele também é o único a dispor de uma tela de 10,25 polegadas (opcional) para o carona, que inclui porta HDMI e um multimídia próprio com o sistema Amazon Fire TV, inédito em um carro.

Jeep Grand Wagoneer (esq.) e Jeep Wagoneer

Falando nos visores, aliás, os dois SUVs não economizam na tecnologia. O Wagoneer sai de fábrica com quadro de instrumentos com 10,25 polegadas e multimídia com 10,1″. O Grand aumenta ambos para 12,3″ e 12″, respectivamente, e adiciona duas de 10,1″ para os passageiros do banco de trás. O painel de ambos traz uma superfície de 10,25 polegadas para o ar condicionado, que pode ser repetida atrás no Grand, quando equipado com climatização de quatro zonas. A dupla ficou “menos americana” ao adotar o botão giratório para o câmbio, em vez da tradicional alavanca, mas a solução é similar à adotada por rivais.

Jeep Wagoneer

MECÂNICA

Como se especulava, os novos Wagoneer são montados sobre a plataforma DT, das picapes mais recentes da Ram, mas com mudanças significativas – a Jeep afirma que a base é nova. E as duas carrocerias têm as mesmas medidas: são 5,453 metros de comprimento, 2,123 m de largura, 1,920 m de altura e 3,124 m de entre-eixos, com peso em ordem de marcha variando de 2.700 a 2.910 kg. As rodas têm entre 20 e 22 polegadas.

Jeep Grand Wagoneer

Para movê-los, a Jeep escalou dois V8 a gasolina, dotados de sistema de desativação de cilindros e acompanhados da caixa automática de oito marchas. O Wagoneer é oferecido com o 5.7 de 397 cv e 55,9 kgfm, que dispõe do gerador elétrico eTorque, com rede de 48 volts, fazendo dele um híbrido leve (MHEV). Ele tem tração traseira de série, com 4×4 em opção. A capacidade de reboque é de 4.536 kg.

Jeep Wagoneer

Já o Grand Wagoneer utiliza somente o 6.4, que rende 477 cv e 62,9 kgfm, sempre enviados às quatro rodas. Segundo a Jeep, ele vai de zero a 96 km/h em seis segundos cravados e tem capacidade de reboque de 4.472 kg, um pouco menos que o irmão mais leve. A tração 4×4 tem três variações: a Quadra-Trac I, com atuação comum; a Quadra-Trac II, com caixa reduzida; e a Quadra-Drive II, com diferencial blocante.

Jeep Wagoneer

A suspensão dos dois modelos é independente, com duplo A na dianteira e multi-link atrás. É possível optar pelo sistema pneumático, que pode elevar a distância do solo para até 25 centímetros. Nessa altura, a capacidade de transpor trechos alagados chega a 60 cm.

A Jeep venderá o Wagoneer nas versões Series I, II e III. O Grand terá ainda a variação Obsidian antes da Series III.

Jeep Grand Wagoneer

E VOCÊ, O QUE ACHOU DESTA NOTÍCIA?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s