Airton Cousseau
A Nissan anunciou uma mudança em seu comando para Mercosul e Brasil. O escolhido é Airton Cousseau, que assume o posto de presidente regional e diretor geral no País. Ele substitui Marco Silva, no cargo desde 2017 (leia aqui), reportando-se diretamente ao líder da companhia para a América do Sul, Guy Rodriguez.
O principal objetivo de Cousseau será ampliar a sinergia entre as operações de manufatura da Nissan em Brasil e Argentina. Isso significa integrar processos e componentes nas plantas de Resende (RJ), onde são feitos Kicks e V-Drive, e Santa Isabel, de onde sai a Frontier. Certamente, isso significa também um estreitamento de laços com a Renault, como indica o plano estratégico da dupla para a região (leia aqui).
A marca conta com a vasta experiência de Cousseau para cumprir os objetivos. Brasileiro, graduado em administração de empresas e pós-graduado em marketing e finanças, ele tem mais de 30 anos de atuação no ramo, oito deles na Nissan. Na japonesa, ocupou cargos em áreas como importação e exportação, vendas, pós-venda, marketing, finanças e desenvolvimento de rede de concessionários de subsidiárias América do Norte, presidindo a divisão do México, e China.