A Geely, proprietária da Volvo, anunciou a criação de uma nova divisão para atuar apenas com elétricos – ainda que a marca sueca também vá fazê-lo em médio prazo (leia aqui). Trata-se da Zeekr, que já nascerá como uma montadora de modelos ecologicamente corretos. Seu propósito, contudo, é bater de frente com a Tesla, atuando com produtos mais luxuosos e jeitão cult.
De acordo com a agência Reuters, os modelos serão desenvolvidos com o apoio da Lingling Technologies, uma subsidiária da Geely que ainda será estruturada. A base será a recém anunciada Arquitetura de Experiência Sustentável (SEA). No entanto, não há muitos detalhes sobre os produtos finais da nova empresa.
Para conquistar os consumidores, a Zeekr terá uma série de ações comuns às rivais – especialmente a já citada Tesla e sua compatriota NIO. Uma delas é ter revendas com jeitão de loja de eletrônicos, deixando de lado a tradicional concessionária com serviços anexos, como faz a adversária norte-americana. A Geely almeja também criar uma grife de roupas e acessórios da nova subsidiária, repetindo a estratégia de sua conterrânea asiática. Por fim, estuda-se a possibilidade de os clientes adquirirem também ações da Zeekr, fazendo parte do negócio e deixando-os mais fiéis à marca.
Maior mercado automotivo global e também para elétricos, representando um terço das vendas mundiais desse segmento, a China segue incentivando o desenvolvimento da tecnologia. A expectativa do país é que tais veículos representem 20% de seu volume de emplacamentos anual até 2025, cinco vezes mais que em 2020 (5%).
[ Fonte: Reuters ]