Fiat 500e
A Stellantis, resultado da fusão entre FCA e PSA, anunciou uma medida um tanto inusitada. A empresa concederá criptomoeda aos compradores do Fiat 500 elétrico mediante o programa e-Mobility, criado em parceria com a empresa Kiri. Os motoristas serão recompensados pela circulação do veículo, com um sistema de pontuação, a fim de incentivar seu uso.
Segundo a montadora, o proprietário do 500 receberá um KiriCoin, a criptomoeda utilizada no programa, para cada quilômetro percorrido. Nas estimativas da Stellantis, quem rodar por 10 mil quilômetros em um ano deve ganhar, na plataforma, algo entre 150 e 200 euros. Atualmente, a KiriCoin está disponível em 13 países europeus, com uma cotação próxima de € 0,02. No futuro, o programa também deve recompensar o consumidor por práticas sustentáveis, como aquisição de produtos orgânicos.
Além da concessão de criptomoedas, a e-Mobility prevê um ranking de eficiência por estilo de direção, sempre focada na maior eficiência energética. Com pontuação alta, o cliente alcança níveis que permitam descontos e promoções em plataformas como Amazon, Netflix e Spotify.