No último fim de semana, surgiram os primeiros rumores de que a Volkswagen poderia mudar seu batismo nos Estados Unidos, algo que fora reportado por veículos como CNBC e USA Today. A especulação teria surgido de fontes internas da empresa, mas ganhou força após o vazamento de um release que deveria ser divulgado apenas em 29 de abril. Agora, a marca confirma que seus elétricos serão identificados como “Voltswagen” na carroceria, batismo que será utilizado também na rede da companhia. O site oficial da VW dos EUA já traz, inclusive, as mudanças.
Anteriormente, especulou-se que “Voltswagen” seria apenas uma brincadeira de 1º de abril, o mundialmente conhecido “dia da mentira”, fazendo a junção da palavra Volt, unidade de tensão elétrica, com o nome da montadora. No entanto, a mudança já havia sido adiantada por pessoas ligadas à direção da empresa e foi garantida pelo CEO da VW EUA, Scott Koegh. “Podemos mudar o ‘K’ pelo ‘T’, mas não mudaremos o comprometimento da marca com os melhores veículos da categoria (…). A ideia do ‘carro do povo’ é a nossa razão de ser. Como temos dito, queremos fazer elétricos para milhões [de pessoas], não somente para milionários. A mudança de nome significa uma aceno a passado e nosso compromisso com o futuro de ter o carro elétrico popular”, pontuou o executivo.
A mudança de batismo será mais efetiva a partir de maio, quando a rede começará a ser adaptada ao novo nome. De imediato, sites, canas nas mídias sociais e peças publicitárias já adotam o “Voltswagen”. A inscrição aparecerá em todos os modelos da gama de elétricos – os com motor a combustão não terão qualquer identificação nesse sentido. Além disso, fala-se que o logo dos ecologicamente corretos terá um tom de azul mais claro – embora não se especifique bem onde será essa mudança.
Segundo a imprensa norte-americana, não foram abertos pedidos de registro do batismo Voltswagen junto ao Escritório de Patentes dos EUA, o que poderia ser um indício de que toda essa troca não passa mesmo de brincadeira.
[ Fonte: USA Today ]