Apresentado em fevereiro de 2014 (leia aqui), o Up deixou de ser oferecido oficialmente no Brasil. Removido do site tupiniquim da Volkswagen, o hatch teve seu fim confirmado, não tendo substituto para o lugar. A morte acontece apenas três meses depois da chegada da linha 2021, que o manteve em oferta com espaço para apenas quatro pessoas e versão única (leia aqui). Segundo a montadora, a medida faz parte da “estratégia de renovação do portfólio Volkswagen, que passa pela maior ofensiva de produtos da sua história no país”.
A descontinuação do Up já vinha sendo especulada desde o ano passado. Com a nova legislação que obrigava cintos de três pontos e apoios de cabeça para todos os ocupantes, o hatch passou praticamente 2020 inteiro sem unidades produzidas (leia aqui), vivendo de exemplares em estoque que, por já terem sido montados, podiam ser comercializados sem os itens de segurança exigidos por lei. Porém, ao chegar 2021, a VW precisou adequar o modelo à nova norma e acabou optando por “suprimir” o espaço central do banco traseiro e homologar o hatch com apenas quatro lugares.
Apesar da mudança, unidades do Up nas lojas com tal mudança não eram muito comuns. Nos bastidores, comenta-se que a VW preteriu o compacto em favor de Gol e Voyage, dedicando os esforços da fábrica de Taubaté (SP) à dupla de veteranos, com maior potencial de mercado. A planta, vale lembrar, também passa por reformas para produzir o Polo Track (leia aqui), primeiro veículo da plataforma MQB-A0 montado nessa unidade, esperado para meados de 2022.
O UP NO BRASIL
Apresentado aos europeus em 2011 (leia aqui), o Up chegou ao Brasil em 2014 (leia aqui) como menor dentre os hatches da marca. Por aqui, teve carroceria alongada em relação ao modelo do Velho Continente, ganhou um assento extra e perdeu a tampa do porta-malas de vidro, mas manteve opções de carroceria de três e cinco portas. Seu problema foi a crise de personalidade: sem conseguir conquistar o público na faixa de acesso, ele teve a gama reorganizada para atuar em uma faixa de maior valor agregado, tendo como principal apelo o motor 1.0 TSI.
Aos poucos, tornou-se um “carro de nicho”, com preço alto, mas a idade do projeto e sua proposta na Europa eram denunciadas pelo acabamento simplificado, a falta de difusores de ar centrais e um aparelho de som simplório, principalmente quando comparado com o de projetos nacionais, como o Chevrolet Onix. Nem mesmo a versão aventureira Cross ou o câmbio automatizado I-Motion ajudaram a torná-lo o sucesso de vendas que se esperava.
A derrocada de vendas se nota desde o início da “vida” do Up: seu primeiro ano de mercado, que não foi cheio (ele chegou em fevereiro), foi também o melhor de emplacamentos. Em 2014, o compacto conquistou 58.894 clientes, caindo para 53.542 em 2015. Em seguida, as retrações foram mais significativas: 38.354 vendas em 2016, 34.161 em 2017, 20.563 em 2018, 13.460 em 2019 e somente 6.924 ao longo de 2020. Durante o primeiro trimestre de 2021, somou 1.839 exemplares licenciados.