As vendas de automóveis e comerciais leves voltaram a crescer em março, até o momento o melhor mês para o setor em 2021. No período, foram emplacados 177.109 exemplares, 11,93% a mais que em fevereiro e 13,69% acima do aferido no mesmo período do ano passado. No trimestre, foram licenciadas 497.885 unidades, 6,5% a menos que em intervalo similar de 2020. Os dados são da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).
O crescimento das vendas em março pode ser atribuído ao maior número de dias úteis em comparação com fevereiro, além da permanência de comércio em algumas regiões do País. Porém, o resultado poderia ser ainda melhor, caso a pandemia recuasse e a cadeia produtiva reduzisse o impacto causado pela falta de componentes nas fábricas. Além disso, o aumento do ICMS em São Paulo também impactou negativamente no rendimento no volume de emplacamentos.
Dentro deste cenário, a Fenabrave já havia previsto que o País fosse fechar 2021 com 2,25 milhões de emplacamentos de automóveis e comerciais leves. Se confirmado, o volume será 25% superior ao registrado em 2020 (leia aqui).