A Volkswagen deu início à produção do Taos (leia aqui) na fábrica de Pacheco, na Argentina, na última sexta-feira (26). De lá, o SUV chegará a países da América do Sul e do Caribe, sendo o Brasil o principal destino. O lançamento por aqui deve acontecer em junho.
Com a produção do Taos iniciada, a VW conclui um aporte de investimentos na ordem de US$ 1 bilhão. O capital foi injetado para viabilizar a produção da plataforma MQB na unidade argentina, tomando o lugar outrora ocupado pela linha de montagem da finada SpaceFox. Acredita-se que, pelos recursos aplicados e pela necessidade de aumentar a sinergia na produção, outro modelo deva ser feito por lá em breve. A mais cotada é a inédita picape Tarok, rival da Fiat Toro.
Enquanto isso não ocorre, a fábrica focará no Taos – e na Amarok, claro. O SUV é uma das armas da Volkswagen para voltar a crescer em vendas, enfrentando o consagrado Jeep Compass e o recém-chegado Toyota Corolla Cross. Seu foco será o Brasil: dos 25 mil exemplares previstos para 2021, a Argentina ficará com apenas 4,5 mil. O restante passará à exportação, tendo o Brasil como comprador majoritário do SUV.