Falta de caminhoneiros pode causar desabastecimento de combustíveis nos EUA


A worker disconnects hoses after delivering gasoline to a  station in Redondo Beach, California. A shortage of tanker truck drivers could cause some stations to run out of gas this summer, according to industry experts.[Foto: CNN.com]

Os Estados Unidos podem enfrentar um desabastecimento de combustíveis em algumas regiões. De acordo com a rede CNN, o país enfrenta uma reduzida quantidade de caminhoneiros dispostos a atuar no setor, o que prejudicaria consideravelmente a distribuição de gasolina e diesel pelo território americano. A falta de motoristas é uma consequência indireta da pandemia de Covid-19, como reporta o canal de notícias.

O alerta do risco de desabastecimento foi feito pela Associação Nacional dos Transportadores de Caminhão-Tanque (NTTC). Segundo a entidade, entre 20% e 25% de todos os caminhões de transporte de líquidos inflamáveis dos Estados Unidos estão parados por falta de condutores. O percentual representa quase o dobro do registrado em meados de 2019. “Estamos lidando com a escassez de motoristas há algum tempo, mas a pandemia a ampliou consideravelmente”, explica o vice-presidente da NTCC, Ryan Streblow.

De acordo com a NTCC, vários são os fatores apontados para a redução na quantidade de caminhoneiros. Além da grande queda pela demanda por gasolina no início da pandemia, o desinteresse de motoristas em atender aos novos protocolos de segurança os afastaram da atividade. O idade avançada da força de trabalho é outro componente determinante para a redução. Como resultado, alguns postos de combustível podem enfrentar problemas para receber suas encomendas, podendo até verem as bombas secarem por falta de produto. Há casos do tipo já registrados na Flórida, durante as tradicionais férias de primavera (Spring Break).

Como resultado, o consumidor deve encontrar combustíveis mais caros em algumas regiões dos EUA. Além do aumento de preço com a oferta retraída, há outra “jogada”: as empresas de logística decidiram elevar os salários dos caminhoneiros, a fim de atrair mão de obra. Essa conta, claro, acaba recaindo para o consumidor final.

[ Fonte: CNN ]

Publicidade

E VOCÊ, O QUE ACHOU DESTA NOTÍCIA?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s