A escassez de componentes também vai paralisar a fábrica da Volkswagen em Puebla, no México. A empresa anunciou que suspenderá as linhas de montagem de Jetta e Tiguan, em diferentes períodos, dentro do mês de maio, para adequar as atividades ao estoque de peças. Em nota, ela indica ainda que a situação deve perdurar “pelos próximos meses”. Isso significa que é possível haver desabastecimento de unidades da dupla também no Brasil.
Com a decisão, a linha de montagem do Tiguan ficará fechada entre 6 e 16 de maio. Já o Jetta terá suspensão ainda maior: de 3 a 19 de maio. Além da escassez de semicondutores vindos da Ásia, a VW afirma que outros fatores prejudicaram o recebimento de peças. “A situação foi agravada, por exemplo, pelas nevascas que ocorreram no [estado americano do] Texas, já que os grandes fabricantes de chips lá instalados tiveram de parar ou reduzir sua produção”, pontua. A marca indica ainda que novos ajustes nas operações devem ocorrer no futuro.
Ainda não se sabe o quanto a medida afetará as vendas da dupla no Brasil, haja vista que ambos agora são oferecidos em versão única por aqui. O Jetta desembarca apenas na variação GLI, enquanto o Tiguan chega somente no acabamento R-Line, ambos os mais caros das gamas – quando ainda havia outras opções, logicamente.