Skoda apresenta quarta geração do Fabia


A Skoda divulgou as primeiras fotos e informações da quarta geração do Fabia, compacto que compartilha muitos componentes com o Volkswagen Polo. Ele traz uma evolução da plataforma modular MQB-A0, alterações significativas em carroceria e interior e mudanças também nas medidas, a fim de enfrentar mais competitivamente compactos espaçosos. As vendas na Europa começam no terceiro trimestre.

Em termos visuais, o Fabia de quarta geração se apresenta como uma evolução da terceira (leia aqui e aqui). É fato que ele cresceu bastante: agora são 4,108 metros de comprimento (+11,1 centímetros), 1,780 m de largura (+4,8 cm), 1,459 m de altura (-0,8 cm) e 2,564 m de entre-eixos (+10,7 cm), com 380 litros no porta-malas (+ 50 l). Mas não há revoluções estéticas, ainda que os faróis tenham ficado mais altos e estreitos, o capô mais curvo e a grade tenha adotado o novo padrão da Skoda. As laterais têm superfícies mais limpas, como novos vincos na parte inferior, enquanto a traseira adota lanternas que invadem a tampa do porta-malas e dispensa o logotipo da marca.

O arranjo interno também muda, ficando ainda mais próximo do adotado no Polo. Os difusores descem para baixo da tela da central multimídia, que não sobe muito e fica um pouco desalinhada em relação ao quadro de instrumentos. O visor tem efeito flutuante, para criar a impressão que uma barra horizontal atravessa o interior, cortando até mesmo as saídas de ventilação das extremidades. O ar condicionado adota comandos sensíveis ao toque em algumas funções, mas mantém botões físicos.

Entre os equipamentos, há itens como controle de velocidade adaptativo (ACC), assistente de baliza (Park Assist), faróis Full LED, bancos com aquecimento e airbags laterais traseiros. O hatch conta ainda com opcionais interessantes, como o banco do carona rebatível, teto panorâmico fixo e até conexão USB no retrovisor central, para carregar a bateria de câmeras de bordo, por exemplo. Mantendo a tradição da Skoda, o Fabia tem um raspador de gelo junto à tampa do tanque de combustível, um prolongador de console para o espaço entre os bancos traseiros no assoalho e um nicho para guarda-chuva na porta dianteira.

A Skoda destaca que o coeficiente aerodinâmico do Fabia caiu de 0,33 para 0,28 na troca de geração, o que ajuda a reduzir o consumo das cinco motorizações disponíveis, todas a gasolina. O 1.0 aspirado (MPI) tem variações de 65 e 80 cv, sempre com câmbio manual de cinco marchas. O 1.0 turbinado (TSI) também tem duas opções. A de 95 cv usa sempre a caixa manual de cinco relações, enquanto a de 110 cv conta com transmissões manual de seis velocidades ou de dupla embreagem (DSG) e sete. Esta última é a única disponível para o 1.5 TSI de 150 cv.

E VOCÊ, O QUE ACHOU DESTA NOTÍCIA?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s