Mitsubishi Pajero Full ganha série especial antes de sair de linha


Já descontinuado em Japão (leia aqui) e Europa (leia aqui) e com produção prevista para se encerrar em 2021 (leia aqui), o Pajero Full enfim diz “adeus” ao Brasil. Lançado por aqui em 1991, logo após a reabertura do mercado nacional, o utilitário ganha uma série especial, chamada Legend Edition, para marcar seu fim. A edição é limitada a 100 exemplares, cada um oferecido por R$ 356.990.

As mudanças da Legend Edition são sutis em relação ao modelo oferecido até então. Sempre com carroceria de cinco portas, ela adota rodas diamantadas de 20 polegadas e acabamento em preto brilhante para retrovisores, porção inferior da grade e skid plates dianteiro e traseiro. A inscrição “Legend Edition” aparece em para-lamas frontais, tampa do porta-malas, para-brisa e vidro traseiro, além de constar em uma plaqueta junto ao porta-luvas, onde o número da unidade também fica marcado. Cada veículo é acompanhado de um livro que conta a história do modelo, conhecido em alguns países como Shogun e Montero.

A lista de itens é comum aos demais Pajero Full oferecidos até então. Há oito airbags, ar condicionado de duas zonas, teto solar, bancos dianteiros elétricos, sensores de chuva e luminosidade, sistema multimídia com Apple CarPlay e Android Auto e aparelho de som JBL com subwoofer e amplificador, entre outros. Seus opcionais são as cores da carroceria (branca, cinza, prata ou preta) e do couro da cabine (bege ou preto). O motor é o 3.2 Turbodiesel de 200 cv (3.800 rpm) e 44,7 kgfm (2.000 rpm), com câmbio automático de cinco marchas e tração 4×4 com reduzida.

Debaixo do capô o Pajero Legend Edition conta com o motor quatro cilindros 3.2 turbodiesel de 200 cv a 3.800 rpm e 44,7 kgfm de torque a 2.000 rpm, ou seja, sem novidades, já que se trata do mesmo propulsor do modelo padrão vendido anteriormente. O câmbio é automático de apenas 5 marchas, o que denuncia a idade do utilitário. Ele ainda mantém a tração 4×4 com reduzida.

Lançado no Japão em maio de 1982 – embora tenha sido apresentado no ano anterior -, o Pajero Full foi um dos primeiros produtos lançados pela Mitsubishi por aqui, em 1991. Em quase quatro décadas, foram criadas apenas quatro gerações, todas longevas. A última e atual surgiu em 2006 lá fora, sendo produzida exclusivamente na planta japonesa de Sakahogi. De lá pra cá, foram mais de três milhões de unidades feitas, alcançando cerca de 170 países. O modelo também fez história no automobilismo, somando sete vitórias consecutivas no Rally Dakar.

Com a tomada de controle da Mitsubishi por parte da Nissan, esperava-se que o Pajero Full fosse ganhar um sucessor. No entanto, ao menos oficialmente, não há planos para o desenvolvimento de uma nova geração. As normas ambientais cada vez mais restritivas são o principal entrave do projeto.

E VOCÊ, O QUE ACHOU DESTA NOTÍCIA?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s