Peugeot e-208 em um ponto do projeto Ecovagas
A Stellantis anunciou a adesão ao Ecovagas, um projeto criado por Estapar, maior rede de estacionamentos do País, e Enel X, empresa de soluções energéticas da Enel Brasil, para ampliação de pontos de recarga para carros elétricos no Brasil. A montadora se uniu à dupla como aliado na formação de uma infraestrutura de eletropostos no País, como também fez a Volvo em fevereiro. Ao revelar a aliança, a empresa também garantiu a chegada de dois modelos ecologicamente corretos, o Fiat 500e e o Peugeot e-208, que já eram esperados por aqui. A dupla desembarca no segundo semestre.
O Ecovagas prevê a criação de uma rede de recarregamento “semipública”, para híbridos plug-in (PHEV) e elétricos “puros”. Na etapa inicial de implantação, estão previstos cerca de 200 pontos de reposição, com as primeiras estações localizadas em 23 grandes cidades em 10 estados. Posteriormente, a infraestrutura será ampliada. O sistema de recarga é da Enel X, com padrão de conexão americano e estimativa de reposição de 80% da carga em três horas.
A criação de uma rede de reposição serve de incentivo para que empresas com a Stellantis lancem seus elétricos no Brasil. Não por acaso, a empresa aproveitou para garantir a chegada de Fiat 500e e Peugeot e-208 ainda para 2021.
Fiat 500e também virá ao Brasil