Renault produzindo Alaskan em Córdoba
Como forma de ampliar o volume de produção da fábrica argentina de Santa Isabel, em Córdoba, a Renault pretende exportar a Alaskan, feita por lá, a mercados como Brasil, Chile e Colômbia. A informação foi revelada pelo presidente local da marca, Pablo Sibilla, à agência Télam. Ele informou que a medida será possível com a contratação de funcionários para a planta. Anteriormente, também confirmou que o complexo deixará de montar os Logan e Sandero locais para abrir espaço a um produto inédito a partir de 2024.
Como o leitor do ALL THE CARS já sabe (leia aqui), a Alaskan é uma picape média derivada da Nissan Frontier, também produzida na Argentina. Ela havia sido especulada anteriormente no Brasil, como forma de ampliar o alcance da Renault para um segmento ainda inexplorado por ela (leia aqui). Os planos esfriaram, mas agora estão de volta à mesa dos diretores: oferecer um modelo nessa categoria vai ao encontro da nova estratégia regional da empresa, de apostar em produtos com alto valor agregado. Caso aconteça, o lançamento fica para 2022, devido a eventuais ajustes necessários para homologação.
Lançada na Argentina em novembro de 2020, a Alaskan nunca saiu daquele país. O Chile já recebeu exemplares da picape feitos na Espanha, enquanto a Colômbia dispõe de unidades oriunas do México. Para poder entregar produtos a estes três novos mercados, a Renault almeja ampliar o volume fabril, prevendo a criação de 500 empregos diretos e outros 500 indiretos.