A Pirelli anunciou o lançamento do primeiro pneu certificado ambientalmente no mundo. Com o selo do Conselho de Manejo Ambiental (FSC), sediado na Alemanha, a empresa italiana colocará no mercado uma nova série de modelos P Zero ecologicamente corretos. Eles estrearão no BMW X5 xDrive45e, a versão híbrida plug-in do SUV alemão, feito nos EUA. Os pneus também serão fabricados na terra do Tio Sam.
Para obter a certificação do FSC, a Pirelli afirma ter assumido diferentes frentes. A primeira diz respeito aos materiais aplicados, como raiom (rayon) e a conhecida borracha. Todavia, a extração desta última obedece a processos sustentáveis, desde o plantio até a colheita. A entidade germânica atesta que todos os procedimentos preservam a diversidade biológica e trazem benefícios aos trabalhadores e aos moradores das regiões onde são cultivados os materiais.
Além da sustentabilidade dos materiais, a baixa resistência à rolagem é outra característica dos pneus em questão. Elas diminuem o consumo e também reduzem o nível de ruído gerado pelo atrito. “Bem antes de chegar às ruas, a mobilidade sustentável começa com a matéria-prima. Com o certificado da FSC, a Pirelli mostra mais uma vez que seu comprometimento em superar os desafios em termos de sustentabilidade”, destaca o vice-presidente de sustentabilidade da empresa, Giovanni Provera.
Os pneus usados pelo X5 eDrive45 têm medidas diferentes para cada eixo. No dianteiro, são 275/35, enquanto o traseiro usa os de 315/30, sempre com 22 polegadas no aro interno.