A nacionalização da segunda geração do Evoque (leia aqui), anunciada na última quarta-feira (19) (leia aqui), pode render novos frutos à Land Rover do Brasil. Logo após a confirmação, a Ditecar, que representa a marca inglesa na Argentina, revelou conversas para adquirir as unidades montadas em Itatiaia (RJ) para oferta no país vizinho. Além do menor dos Range Rover, o acordo envolveria também o Discovery Sport.
Segundo o site Autoblog Argentina, a Ditecar ainda negocia a possibilidade, mas não dá como certa. “É uma conversa que mantemos constantemente com as equipes Jaguar Land Rover da região e da Europa, procurando explorar alternativas de integração regional que lhes permitam explorar ao máximo o investimento realizado e para termos unidades no Mercosul”, explica seu CEO e presidente, Federico Pieruzini.
Para a representante da marca na Argentina, a operação seria duplamente benéfica. Primeiro, por não haver pagamento de imposto de importação de 35%, como existe hoje com unidades vindas de fora do Mercosul. De quebra, o aumento nos custos logísticos causados pela pandemia em todo o mundo, como no frete marítimo, seria bastante reduzido.
Já pelo lado da Land Rover, o negócio com a Ditecar ajudaria a dar volume à fábrica de Itatiaia (RJ), auxiliando na redução de custos. Além disso, tornaria a planta brasileira mais importante estrategicamente, podendo receber novos produtos futuramente, como tem feito a BMW em Araquari (SC).
[ Fonte: Autoblog Argentina ]