Argentina abre exceção e permite fábricas de automóveis durante Lockdown


Após determinar novo Lockdown (leia aqui), mantendo apenas serviços considerados essenciais em atividade entre os dias 22 e 30 de maio, o governo da Argentina abriu uma exceção. Atividades industriais que exportam, e, portanto, geram divisas e diminuem o desequilíbrio da balança comercial, poderão operar normalmente. Dessa forma, fabricantes de automóveis poderão continuar atuando, assim como suas fornecedoras de componentes.

A desinformação foi gerada a partir da declaração do presidente da Argentina, Alberto Fernández, quando foi feito o anúncio do novo Lockdown. Na última quinta-feira (20), em rede nacional, o mandatário afirmou que “todas as atividades econômicas não essenciais seriam suspensas na forma presencial”. Contudo, o Decreto publicado no dia seguinte, sexta-feira (21), isentou “atividades industriais relacionadas a exportação de produtos” do isolamento.

A exclusão do ramo automobilístico teria sido um pedido da associação das montadoras local, Adefa, ao governo argentino. Segundo o jornal Clarín, a entidade alegou ter adotado rígidos protocolos de segurança sanitária, refletindo em um baixo número de contaminações no setor. Além disso, manter a produção seria essencial para reduzir as perdas registradas pela paralisação de 2020.

Vale lembrar que a Argentina é o país com medidas de distanciamento mais duradouras do mundo e o maior número de óbitos por milhão de habitantes. Atualmente, seus cidadãos seguem impedidos de deixar o território e a circulação interna também é restrita: apenas veículos autorizados pelo governo podem rodar e viagens entre as províncias seguem proibidas.

Publicidade

E VOCÊ, O QUE ACHOU DESTA NOTÍCIA?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s