Cupra oficializa elétrico Born


Antecipado como conceito por Seat (leia aqui) e Cupra (leia aqui), o elétrico Born estreia agora oficialmente, sendo oferecido pela divisão esportiva da marca espanhola. Trata-se do primeiro modelo movido puramente a eletricidade do braço de alto desempenho. Derivado do Volkswagen ID.3 (leia aqui), ele estreia ainda em 2021.

Em relação ao ID.3, o Born se mostra mais nervoso pelos faróis recortados, o capô curvo e musculoso e a tomada de ar mais generosa. As laterais dispensam cromados e acabamento prateado em favor de tons escuros e do bronze que caracteriza alguns Cupra, adotando ainda um aplique que faz a “ponte” entre as janelas e o spoiler. A traseira adota lanterna inteiriça, difusor sob o para-choque e tampa do porta-malas na cor do veículo, sem o acabamento predominantemente preto do irmão da VW.

O habitáculo segue a receita externa, com perfil mais esportivo para o Born. O painel tem linhas mais retas, deixando de lado o aspecto “fofo” que o ID.3 emana, o console elevado confere mais refinamento e a central multimídia com tela de 12 polegadas. O seletor do câmbio fica no alto, junto ao visor do quadro de instrumentos. Curiosamente, o único botão físico é do pisca-alerta: todos os demais têm superfícies táteis – exceto dois circulares no volante.

Também construído sobre a plataforma modular MEB, o Born tem medias próximas das do ID.3: são 4,322 metros de comprimento (+6,1 centímetros), 1,809 m de largura (sem mudança), 1,537 m de altura (-3,1 cm) e 2,767 m de entre-eixos (-). Seu porta-malas comporta os mesmos 385 litros do Volkswagen.

A Cupra informa que o Born terá duas variações de potência: 150 ou 204 cv. Esta última pode receber ainda o pacote e-Boost, que eleva a potência a 231 cv no modo “Cupra” de condução. O menos potente, que leva o hatch de zero a 100 km/h em 8,9 segundos, só pode ser combinado ao pacote de baterias de 45 kWh. Nesse caso, a autonomia é de 340 km.

A bateria intermediária, de 58 kWh. pode ser ligada aos modelos de 204 e 231 cv, percorrendo 420 km por recarga. O primeiro vai de zero a 100 km/h em 7,3 segundos, enquanto o segundo cumpre a mesma prova em 6,6 s. Por fim, a variação de 231 cv pode contar com o pacote de 77 kWh. Nesse caso, o desempenho cai ligeiramente (sete segundos cravados), mas a autonomia sobe para 540 km.

Com uma aura mais esportiva que o ID.3 – o VW não tem a opção de potência extra, por exemplo -, o Born traz suspensão traseira independente five-link, suspensão com amortecedores controlados eletronicamente (EDC), seletor de modos de condução diretamente no volante e bancos esportivos. Outro destaque é o projetor de dados no para-brisa (HUD) com realidade aumentada, assim como o aplicativo Cupra Connect, que permite acesso remoto a informações do veículo.

Desenvolvido em Barcelona, Espanha, cidade que tem um bairro com seu nome, o Born será produzido na fábrica de Zwickau, Alemanha.

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