Novo plano de emissões da Europa pode “banir” motores a combustão em 2026


A maior parte dos mercados europeu já decidiu impor uma “data final” para a comercialização dos carros com motor a combustão, variando entre 2030 e 2040, principalmente. No entanto, a proibição pode acontecer ainda antes, em 2026. É o que indica a Associação dos Construtores Europeus de Automóveis (Acea), tomando por base os futuros limites a serem impostos pelo programa Euro 7, que entra em vigor em 2025.

A crítica da Acea é direcionada aos padrões propostos pelo Consórcio para Veículos de Emissões Ultra Baixas (Clove), ligado à União Europeia. Segundo a entidade, as exigências forçarão as montadoras a abandonarem os propulsores tradicionais. “A Acea acredita que os cenários de limites de emissões apresentados pelo Clove, aliados às novas condições de testes sugeridas, terão como resultado prático uma situação similar ao banimento de veículos movidos por motores a combustão interna, incluindo os híbridos”, aponta a associação, em nota.

Com uma série de exigências, o Euro 7 poderia forçar os modelos movidos a gasolina a serem equipados com um catalisador com aquecimento elétrico, dois catalisadores convencionais de três vias com um litro, um filtro de partículas de dois litros e um último catalisador de amônia. Os termos ainda podem prever um sistema de diagnóstico a bordo para manter a conformidade ambiental por cerca de 250 mil quilômetros. Para a entidade, tais dispositivos são praticamente impossíveis de serem alocados em carros pequenos e difíceis de serem aplicados nas plataformas atuais, o que encareceria demais os veículos. “As soluções técnicas criadas para atender ou tentar atender os limites extremamente baixos de NOx (óxido de nitrogênio), combinado às limitações restritivas de NO2 (dióxido de nitrogênio) e NH3 (amônia), serão muitos custosos e complicados”, conclui a Acea.

Publicidade

E VOCÊ, O QUE ACHOU DESTA NOTÍCIA?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s