Depois de apresentar o elétrico i4 (leia aqui), a BMW revela agora sua versão a combustão, o Série 4 Gran Coupé. Trata-se da quarta variação da gama – considerando-se o ecologicamente correto -, após conversível (leia aqui) e cupê (leia aqui). Como os demais membros da família, ele deve desembarcar por aqui, com a expectativa de lançamento para o início de 2022.
Visualmente, o Série 4 Gran Coupé muda muito pouco em relação ao i4. A dianteira tem grade bocão com maior abertura na grelha, as laterais exibem rodas específicas e a traseira conta com dupla saída de escape. A BMW sequer fez questão de mudar a maçaneta, que segue o padrão tradicional de “puxador” nos demais Série 4. O interior do sedã a combustão repete o dos irmãos, sem as telas reunidas em uma única superfície no painel.
Em relação à geração passada, o novo sedã-cupê cresce em todas as direções. Ele mede agora 4,783 metros de comprimento (+14,3 centímetros), 1,852 m de largura (+2,7 cm) e 1,442 m de altura (+5,3 cm), com 2,856 m no entre-eixos (+4,6 cm) e 470 litros no porta-malas – 10 litros a menos. A carroceria pode ser sustentada por três tipos de suspensão: a tradicional, com McPherson na frente e sistema independente atrás; a opcional M Sport, com amortecedores e molas mais firmes; e a Adaptativa M, com controle eletrônico de amortecimento.
O Série 4 Gran Coupé será oferecido com quatro opções de motorização, todas com câmbio automático de oito velocidades. A diesel, a opção é o 2.0 de 190 cv (420d), sempre com sistema híbrido leve e rede de 48 volts e opção de tração integral xDrive. A gasolina, há três modelos: o 2.0 de 184 cv (420i), o 2.0 de 245 cv (430i) e o 3.0 de 374 cv (M440i), este último com xDrive e aparelho híbrido leve.
O novo modelo será produzido na fábrica alemã de Munique.