Opel retoca Grandland


A Opel revelou a reforma de meia vida do crossover Grandland, como já se esperava. E, tal qual o especulado, o modelo segue a receita do irmão menor Crossland (leia aqui), abandonando a letra X do nome (leia aqui) e trazendo à dianteira a identidade visual criada pelo novo Mokka (leia aqui). O sucessor espiritual da Zafira chega às lojas europeias imediatamente.

Como dito, a dianteira do Crossland toma como inspiração a do Mokka, incorporando faróis e “grade” – há uma pequena abertura além do acabamento em preto brilhante – que parecem formar uma peça única. O para-choque adota tomada de ar mais generosa, a fim de contribuir com a refrigeração. Não há fotos da traseira, mas se fala em mudanças na distribuição interna das lanternas e na posição das inscrições na tampa do porta-malas, agora com o nome do crossover centralizado, logo abaixo do logotipo da Opel.

Por dentro, a mudança é bem mais profunda, com o painel sendo completamente redesenhado. Ali, agora, há quadro de instrumentos com tela de 12 polegadas e visor de 10″ para a central multimídia, com ambos praticamente unidos em uma moldura só. Alteram-se também os difusores de ar e a alavanca de câmbio, vinda dos Peugeot. Permanecem botões do aparelho de som, do ar condicionado e do freio de estacionamento.

Segundo a Opel, o Crossland passa a dispor de um maior volume de equipamentos. Além dos faróis LED Pixel Light, com 84 LED para cada peça, o crossover recebe sistema de visão noturna com detector de pedestres e animais a até 100 metros e também o HIA, que praticamente torna o modelo um autônomo de nível 2 – ou seja, que se controla “sozinho”, mas exige que o motorista fique atento a todo momento. O aparelho integra os sensores de pontos cegos e de mudança de faixa e o controlador de velocidade ativo (ACC) para se manter na rota, mas emite alertas quando o motorista não mantém as mãos ao volante – há sensores no aro.

A marca não menciona alterações mecânicas. Assim, entende-se que o Crossland mantém a gama com o 1.5 a diesel de 131 cv, o 1.2 a gasolina de 131 cv, o 1.6 a gasolina de 181 cv e as variações híbridas, com 224 e 300 cv.

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