BMW leva X5 a hidrogênio às ruas


Em setembro de 2019 (leia aqui), a BMW apresentou um protótipo do X5 alimentado por hidrogênio, chamado i-Hydrogen Next.. Passados quase dois anos, a alemã agora informa que o desenvolvimento do modelo chega a um novo estágio: o de testes nas ruas. A empresa colocará, nas vias públicas da Europa, algumas unidades do SUV para avaliação de rodagem e viabilidade de seu uso em condições normais.

De acordo com a montadora bávara, esse estágio faz parte do plano de desenvolvimento de produto da BMW com o hidrogênio. A marca almeja lançar um primeiro lote de veículos com esse tipo de sistema motriz no final de 2022, em escala bastante reduzida, também como fase do experimento. Para a empresa, tal avanço é uma alternativa aos elétricos “tradicionais”, especialmente nos segmentos mais altos, permitindo maior autonomia. Afinal, o reabastecimento de um tanque de hidrogênio leva entre três e quatro minutos, quase próximo de um carro a combustão, mas com a vantagem de não emitir poluentes diretamente.

O sistema de propulsão do i-Hydrogen Next é semelhante ao aplicado no elétrico iX3. Seu diferencial está na geração de energia, oriunda de uma célula de combustível que faz com que o hidrogênio e o oxigênio reajam, gerando eletricidade e vapor d’água. Um conversor elétrico ajusta o nível de tensão e há baterias para armazenar a produção extra, a fim de despejá-la em acelerações mais fortes. O conjunto entrega 374 cv, como os 3.0 Biturbo a gasolina mais fortes da BMW atualmente.

Publicidade

E VOCÊ, O QUE ACHOU DESTA NOTÍCIA?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s