A Honda oficializou as linhas da nova geração do hatchback Civic, após um breve mistério (leia aqui). Como esperado, ele tem muitos contornos similares ao do sedã (leia aqui), mas enfim evoca um lado mais esportivo, agora que o irmão se assumiu, novamente, um modelo de três volumes. Na gama, ele passa a sr o único com apelo jovial, reforçado pela linha do teto. O lançamento nos Estados Unidos, onde será produzido, acontece em setembro.
Apesar do perfil mais esportivo, o hatch mantém a identidade da linha Civic na dianteira, com capô horizontal e faróis alongados. As diferenças ficam mais evidentes das colunas C para trás, quando o corte da quinta porta passa a envolver parte do teto. A abertura segue uma linha contínua até o para-choque, ligando o novo modelo à geração passada. Atrás, as lanternas altas, estreitas e unidas por um filete colaboram para um apelo mais arrojado.
O interior do hatch praticamente não muda em relação ao sedã. No entanto, o dois-volumes é o único a ter câmbio manual, como opção nas versões Sport e Sport Touring. Para os demais, a transmissão continuamente variável (CVT) é o padrão. Os motores são o 2.0 de 160 cv e 19 kgfm e o 1.5 Turbo de 182 cv e 24,5 kgfm.