A chinesa JAC segue apostando as fichas em veículos elétricos no Brasil. A mais recente novidade da marca nesse sentido é o iEV750V, anunciado como o primeiro furgão movido puramente a eletricidade a ser comercializado em grande volume no Brasil. Por ora apenas disponível na variação para transporte de cargas, ele tem preço sugerido de R$ 386.990.
Com design que lembra vagamente o Mercedes-Benz Sprinter da geração passada, o iEV750V pode levar até 12,3 metros cúbicos (m³) no compartimento de bagagem. No entanto, devido ao peso das baterias, a capacidade de carga fica em 1,54 tonelada. Seu motor elétrico entrega 163 cv e 76,5 kgfm instantâneos, enquanto as baterias garantem autonomia de 235 a 280 km (com o modo “Eco” ativado).
Segundo a JAC, o preço de compra alto é compensado pelo custo de manutenção até seis vezes menor que o de uma van a diesel de porte similar. Por ter um conjunto motriz mais simples, o furgão dispensa trocas de filtros e óleo e tem menor risco de quebra. De quebra, a recarga das baterias representa 2,5 menos gasto em relação ao combustível derivado de petróleo. Por fim, o fato de não emitir poluentes nem gerar ruído o torna mais indicado para uso urbano.
No fim das contas, chama atenção o fato de a JAC utilizar a nomenclatura que vinha sendo adotada em seus últimos modelos, até a reestilização do iEV60, que passou a se chamar e-SJ4 (leia aqui), sendo o único de seis modelos elétricos a não utilizar mais o “padrão”.