A Honda registrou o desenho da nova geração do HR-V junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), responsável por garantir direitos intelectuais no Brasil. Trata-se da mesma linhagem que estreou na Europa em abril (leia aqui), com duas variações de acabamento. Dessa forma, o modelo nacional deve seguir o design do apresentado no Velho Continente, diferentemente do que se imaginava até então. É importante lembrar, também, que o registro no INPI não garante necessariamente o lançamento de um automóvel por aqui.
De toda forma, o HR-V agora patenteado no Brasil adota as formas do homônimo europeu quase integralmente. Em uma das versões registradas, há similaridade em grade e para-choques, enquanto a outra traz grelha efeito 3D e barras cromadas mais generosas em dianteira e traseira. No geral, ambos os estilos têm os mesmos faróis estreitos, o capô praticamente horizontal, o vidro traseiro diagonal e as lanternas elevadas e também afiladas. O habitáculo também segue o padrão europeu, com difusores de ar altos e tela da central multimídia flutuante.
Acreditava-se que o HR-V europeu não fosse seguido pela divisão brasileira por dois motivos. O primeiro é que a Honda dos EUA terá um produto específico (leia aqui), que poderia ser oferecido aqui. Este será mais simples em termos mecânicos, por não utilizar a propulsão eletrificada do SUV do Velho Continente – este, o segundo motivo. Todavia, a plataforma deve permitir que a marca adote, no Brasil, o 1.5 Turbo que hoje equipa apenas a versão mais cara Touring. Na próxima linhagem, o propulsor ganhará sistema flex, a fim de bater de frente com os rivais turbinados e bicombustíveis do mercado. O HR-V deve receber ainda diferentes assistentes de condução, novamente alinhando-se à concorrência.
A expectativa é que ele seja lançado no segundo semestre de 2022.
RENOVAÇÃO DA GAMA
A chegada de uma nova geração do HR-V era algo natural e esperado, fazendo parte do projeto de renovação da gama da Honda no Brasil (leia aqui). Como dito acima, o registro no INPI por si só não garante a chegada de um modelo – haja vista o futuro incerto do próprio Fit no País (leia aqui e aqui). Por outro lado, a japonesa deve lançar em breve outros dois compactos: a terceira geração nacional do City e sua inédita derivação hatchback (leia aqui e aqui).