Volkswagen renova Polo GTI na Europa


Depois das versões “comuns” (leia aqui), era natural que o Polo ganhasse atualização também na GTI (leia aqui). A opção esportiva começa a ser vendida agora pela Volkswagen no Velho Continente, trazendo mudanças também em termos de equipamento e mecânica. Algumas das modificações devem inspirar o GTS brasileiro (leia aqui), especialmente na parte estética.

Como aconteceu nas variações menos potentes, o GTI tomou como inspiração o irmão maior Golf (leia aqui) para atualizar suas linhas. Isso se nota não só pelos faróis recortados do restante da gama e a faixa luminosa da grade, mas também pelo padrão tipo colmeia com hexágonos maiores nas tomadas de ar, além das luzes auxiliares nas extremidades do para-choque. Tal qual o Golf, o Polo passa a adotar a sigla GTI com interior vermelho, estampando-a no centro da tampa do porta-malas. Já as rodas têm 17 polegadas, com jogo de aros 18″ em opção.

No habitáculo, as mudanças são menores. O GTI adota o volante do restante da linha, no Brasil estreado pelo Nivus, assim como a manopla de câmbio, oriunda do T-Cross europeu. Ele não poupa o vermelho do acabamento interno, mantendo a extravagante faixa horizontal que envolve difusores de ar e telas de central multimídia e quadro de instrumentos, chegando até as molduras das maçanetas. O console também conta com acabamento nesse tom. Por fim, há novidades como o ar condicionado com superfícies sensíveis ao toque. Como nos demais modelos da gama, há itens como assistente de permanência de faixa, controle de velocidade adaptativo (ACC), sensor de pontos cegos, entre outros.

Na reestilização, o GTI manteve o motor 2.0 Turbo a gasolina (TSI), mas agora dispõe de 207 cv (+7 cv) e 32,6 kgfm. O câmbio manual de seis marchas sai de cena, deixando a caixa de dupla embreagem (DSG) e sete velocidades como única opção. Com esse conjunto, o hatch vai de zero a 100 km/h em 6,5 segundos e alcança 240 km/h, 0,2 s mais rápido e com a mesma velocidade final do antecessor (leia aqui). Em opção, conta com o pacote Sport Select, formado por amaortecedores de rigidez variável e barra estabilizadora mais grossa na dianteira, com bieletas mais firmes.

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