A Porsche ampliou o leque de opções do Cayenne, mas não se rendeu à eletrificação – ao menos não dessa vez. A novidade da vez é a versão Turbo GT, inédita no modelo, que se apresenta como a mais veloz SUV já feito pela montadora. Além de receber uma injeção de potência, ele passou por mudanças também no acerto para alcançar o objetivo da marca alemã de torná-lo o mais rápido de sua história. Na Europa, já é possível reservá-lo, mas as entregas começam somente em meados de setembro.
Para ajudá-lo a se tornar o mais esportivo dos SUVs de sua história, a Porsche equipou o Cayenne Turbo GT com o mesmo 4.0 V8 do Turbo. Mas o motor recebeu novos virabrequim, intercooler, turbocompressor e sistema de admissão, além de ter a companhia de um escape de titânio. Como resultado, ele entrega 640 cv e 86,7 kgfm, com ganhos de 90 cv e 8,1 kgfm sobre o V8 em que se baseia.
O câmbio é o mesmo automático Tiptronic de oito velocidades, mas com nova programação para acelerar as trocas e melhor operar junto da tração integral, além de refrigeração revista. Com ambos, o Cayenne Turbo GT vai de zero a 100 km/h em 3,3 segundos, alcançando 300 km/h. Frente ao Turbo, ele é 0,6 s mais rápido e alcança 14 km/h a mais. Ainda assim, o título de versão mais potente continua com o S E-Hybrid e seus 680 cv (leia aqui).
Por ora, a variação Turbo GT estará disponível apenas para a carroceria Coupé do Cayenne e somente com quatro assentos. Em relação à Turbo, ela traz novidades como as saídas de escape traseiras centralizadas, as rodas de 22 polegadas (285/35 na frente e 315/30 atrás) e os freios de cerâmica (PCCB), com discos de 440 milímetros na dianteira e 410 mm na traseira. A suspensão também muda bastante: as molas pneumáticas ficam 15% mais firmes, os amortecedores variáveis foram reconfigurados e as rodas dianteiras têm 0,45 grau de cambagem negativa a mais. O Turbo GT fica 17 milímetros mais próximo do solo, calça pneus Pirelli PZero Corsa específicos e conta com direção e eixo traseiro esterçante recalibrados.