A União Europeia deverá seguir suas principais economias e determinar a proibição da venda de veículos com motor a combustão entre seus estados-membros. Segundo o site Automobile Prope, o bloco econômico seguirá nações como Reino Unido e Alemanha, banindo a comercialização de automóveis e utilitários com propulsão a diesel e a gasolina a partir de 2035. O decreto que formaliza o procedimento ainda está sendo moldado e deve ser anunciado oficialmente no dia 14 de julho, em Bruxelas, Bélgica.
A proibição de venda dos veículos a combustão é algo que já se especula na Europa há meses, desde que se falou sobre a eventual imposição às montadoras de que sua gama de veículos reduza as emissões de dióxido de carbono (CO2) em 100% até 2035 (leia aqui). Na prática, isso significa que não há mais como motores a gasolina ou a diesel serem oferecidos por lá. A meta para 2030 já é de expressivos 60% menos, o que certamente fará com que muitos produtos sejam descontinuados.
Apesar de a decisão final ainda não ter sido anunciada, já há muitas vozes contrárias à imposição. A entidade que reúne as montadoras europeias, Acea, afirma que a série de exigências da União Europeia acabará por encarecer os veículos novos, tornando-os menos acessíveis e, consequentemente, reduzindo o poder de compra de famílias menos abastadas (leia aqui). O CEO da Volkswagen, Herbert Diess, foi além e direcionou palavras também ao G7, grupo que reúne algumas das principais economias do mundo, afirmando que tantos limites se mostram insuficientes caso não se proíba a geração de energia por carvão (leia aqui).
Caso a União Europeia ratifique os números especulados, a Europa só terá carros novos movidos a eletricidade a partir de 2035. Assim, nem mesmo modelos híbridos ou movidos a gás GLP, relativamente comuns por lá, teriam permissão para serem comercializados. Futuramente, a tendência é que os governos locais imponham restrições de circulação e criem incentivos à troca dos modelos a combustão, dando fim ao automóvel que conhecemos hoje.
[ Fonte: Automobile Prope ]