BMW Série 2 Coupé chega à segunda geração sem “grade bocão”


A BMW revelou a segunda geração do Série 2 Coupé, quase oito anos após a estreia da primeira linhagem (leia aqui), criada para substituir o Série 1 Coupé. Completamente reformulado, o cupê não adota a grade “bocão” que estreou no irmão maior, Série 4 (leia aqui), mas tampouco deixa de ter soluções visuais de gosto duvidoso. O modelo chega à Europa com três opções de motorização, uma delas com tração integral (leia aqui), tendo vendas previstas para começarem no início de 2022.

Em termos visuais, o Série 2 não tem a polêmica grade “dente de castor”, mas também tem seus elementos discutíveis. Sua grade alargada até está alinhada a outros modelos esportivos, mas os faróis com recortes e os triângulos no para-choque da versão M240i parecem destoar um pouco do conjunto. As laterais são surpreendentemente limpas e trazem de volta a tradicional quina Hofmeister junto às janelas traseiras. Atrás, as lanternas diminutas parecem um pouco baixas, mas de certa forma se alinham à primeira geração.

Já no habitáculo, o menor cupê da BMW bebe diretamente da fonte do Série 4, sendo praticamente sua versão reduzida, uma receita similar à da rival Mercedes-Benz. Curiosamente, ele é mais parecido com o outro esportivo do que com o Série 2 Gran Coupé (leia aqui). E isso tem um motivo: o Série 2 não usa  a mesma plataforma do irmão de família, assim podendo oferecer tração traseira – o quatro-portas tem dianteira ou integral, como o hatch Série 1 (leia aqui).

Ao usar a plataforma CLAR, o Série 2 acabou alterando todas as suas medidas. Ele agora possui 4,547 metros de comprimento, 1,839 m de largura, 1,392 m de altura e 2,741 m de entre-eixos. Em relação ao antecessor, o cupê ficou 10,9 centímetros mais comprido, 6,6 m mais largo e 2,5 cm mais baixo, tendo ainda 5,1 cm extras entre cada par de rodas. A BMW afirma que o chassi é 12% mais rígido e que há três amortecedores à disposição: os tradicionais, os mais firmes M Sport e os M Adaptative, com rigidez variável.

Para a Europa, estão confirmadas três opções de motorização. A diesel, há o 2.0 de 190 cv (220d), enquanto a linha a gasolina tem o 2.0 de 184 cv (220i) e o 3.0 de 374 cv (M240i). Os Estados Unidos contam ainda com um 2.0 de 259 cv (230i). A transmissão para todos é automática, de oito marchas, mas apenas o M240i conta com tração integral xDrive.

Com 1.565 kg, o 220i vai de zero a 100 km/h em 7,5 segundos e alcança 236 km/h, enquanto o 220d cumpre a prova em 6,6 s e atinge 237 km/h, mesmo com 1.655 kg. O mais pesado é o M240i, com seus 1.765 kg, mas também o de melhor desempenho: 0-100 km/h em 4,3 segundos e final limitada a 250 km/h. No 230i, fala-se apenas do 0-96 km/h, realizado em 5,5 s.

O Série 2 Coupé será produzido na fábrica de San Luís Potosí, no México.

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