Durante seu “EV Day” (“Dia do veículo elétrico”), a Stellantis confirmou um muscle-car ecológico para a Dodge, a Ram 1500 elétrica e híbridos diversos para a Jeep (leia aqui). Mas há mais novidades a caminho, haja vista que o grupo controla nada menos que 14 marcas. Entre elas, há um modelo da Chrysler que derivará de um conceito misterioso e a confirmação de que Abarth e Alfa Romeo terão apenas modelos elétricos em breve.
No caso da Chryrsler, o misterioso conceito sem nome, tratado apenas como “EV”, dá uma amostra de como deverá ser a nova linguagem visual da marca. E, logicamente, é uma lufada de esperança para os fãs, que hoje só têm à disposição o veterano sedã 300 e a minivan Pacifica. Além das linhas limpas da carroceria, o protótipo tem alta tecnologia embarcada, como se nota pela série de telas no painel. O habitáculo, aliás, deixa claro que o produto está praticamente pronto para o mercado. Segundo a Stellantis, o elétrico da Chrysler é feito sobre a plataforma STLA Large, com autonomia na casa dos 800 km.
ABARTH E ALFA ROMEO PURAMENTE ELÉTRICAS
Seguindo a tendência de eletrificação, as marcas italianas da Stellantis caminham para abandonar os motores a combustão – muito devido às leis da Europa. Se na Fiat, toda a gama será ecologicamente correta até 2030 (leia aqui), isso acontecerá antes em suas compatriotas. A Abarth, por exemplo, anunciou explicitamente que não terá mais propulsores a gasolina a partir de 2024. Já a Alfa Romeo não divulgou nota oficial a respeito, mas seu novo slogan deixa isso bem claro: “From 2024, Alfa Becomes Alfa e-Romeo” ou “A partir de 2024, a Alfa se torna Alfa e-Romeo”.
A Stellantis promete injetar € 30 bilhões (R$ ) até 2025 para eletrificar suas 14 marcas. Como base, será utilizada a plataforma modular STLA, com três variações em monobloco, além de uma versão com chassi de longarinas.