Dois anos depois da última aparição, o Aston Martin Valhalla agora é apresentado oficialmente. O modelo foi formalizado como um cupê de dois lugares, dotado de sistema híbrido plug-in e potência total de 950 cv. Ele será fabricado em série, tendo as primeiras entregas previstas para o final de 2023.
Apesar de tomar por base o conceito AM-RB 003, oriundo de uma parceria da época com a Red Bull Racing, o Valhalla tem diferenças importantes em sua variação definitiva. A dianteira tem caixas de roda avançando um pouco mais, faróis maiores e grade revista. Nas laterais, as reentrâncias das portas foram diminuídas, os retrovisores apareceram e há dissipadores nos para-lamas. O cockpit tem a mesma altura, mas o para-brisa foi encurtado e a tomada de ar ficou mais adiantada. A traseira conta com nova asa e difusor reprojetado. Ainda não há imagens do interior, mas a marca fala em assentos fixos com ajustes para volante e pedais.
Com relação à motorização, a Aston Martin destaca o sistema híbrido com três propulsores. O único a gasolina é um 4.0 V8 com dois turbocompressores e virabrequim plano, apto a girar a até 7.200 rpm – o mesmo do Mercedes-AMG GT Black Series (leia aqui). Ele gera 750 cv, entregues às rodas traseiras mediante um câmbio de dupla embreagem e oito marchas – sem ré.
Atrás do V8 está o pacote de baterias de lítio que alimenta os motores elétricos. Um deles fica na traseira, enquanto o outro move o eixo dianteiro. Somados, entregam 204 cv e fazem a função da marcha à ré. A operação de ambos depende das condições de direção. A Aston Martin afirma que o Valhalla pode rodar até 15 km apenas com eletricidade. Mas o destaque fica para a aceleração de zero a 100 km/h, cumprida em 2,5 segundos, com máxima de 330 km/h.
O chassi monobloco do esportivo é construído em fibra de carbono, para aumentar a rigidez e baixar o peso – a marca fala em cerca de 1.650 kg, já em ordem de marcha e contando o piloto. A suspensão usa esquema multi-link na traseira, com push-rod na dianteira, como nos Fórmula 1. Os freios são de carbono-cerâmica, acionados por comando elétrico, e se escondem atrás de rodas de 20 polegadas na frente e 21″ atrás. Os aros são de alumínio forjado, contam com porca única para trocas rápidas e calçam pneus Michelin Pilot Sport Cup 2.
Ao contrário do Valkyrie, o Valhalla não é um modelo de produção limitada e será comercializado normalmente.