Os rumores de que a Ford deixará a Índia, surgidos em 2019 (leia aqui), ganham força novamente. Segundo o site Times of India, a gigante do oval azul está negociando suas fábricas no país, podendo encerrar a montagem local de veículos, como feito no Brasil (leia aqui). A empresa avalia vender as plantas e costurar um acordo com uma companhia do país para a produção de elétricos.
De acordo com o TOI, a venda das fábricas seria a alternativa possível para evitar a saída definitiva da Ford do país. A norte-americana almejava contornar a má situação local com uma parceria com a Mahindra, que renderia três SUVs, um deles para substituir o EcoSport (leia aqui e aqui). O acordo foi desfeito apenas um ano depois de assinado (leia aqui), sem gerar frutos.
Dessa forma, a gigante do oval azul ficou em uma situação delicada. A fábrica de Chennai tem capacidade para produzir 200 mil carros e 350 mil motores por ano, enquanto a de Sanand pode fazer 240 mil veículos e 270 mil propulsores. Porém, as quantias são muito além do que a Ford precisa: em junho, a marca vendeu menos de 2.800 unidades na Índia.
Com mais de 400 mil veículos anuais de capacidade instalada, a Ford apostava na aliança com a Mahindra para tornar a operação viável. Agora, vender as plantas parece a única alternativa – além de fechá-las -, e se especulam negociações com empresas chinesas e a plataforma local de transportes Ola, embora a empresa não fale do assunto. “Nós não comentamos rumores. Nós continuamos revisando nossos investimentos na Índia e deveremos ter novidades ainda na segunda metade de 2021”, disse um porta-voz.
[ Fonte: Times of India ]