Audi revela nova geração do RS3


Depois de seguir a estratégia de apresentação a conta-gotas (leia aqui e aqui), a Audi oficializou a chegada da nova geração do RS3. Como já se sabia, ele traz o mesmo motor usado na linhagem passada (leia aqui), com alterações para entrega de mais torque, entre outros destaques mecânicos. No visual, adota linhas agressivas, com um “bocão” estilizado, como no irmão maior Q8 (leia aqui). As vendas na Europa já começaram, com entregas previstas para o último trimestre. O Brasil, assim, deve recebê-lo em 2022.

Ponto alto do RS3, o 2.5 Turbo de cinco cilindros foi mantido, entregando 400 cv na Europa e 407 cv nos EUA, sempre com torque de 51 kgfm. A potência é a mesma do antecessor, com ganho de 2,1 kgfm. A Audi afirma ter revisado também a unidade de controle do motor, deixando-o mais ágil, e revisto a caixa de dupla embreagem S-Tronic, com sete velocidades. A força é entregue às quatro rodas, empurrando o RS3 de zero a 100 km/h em 3,8 segundos – ou 0,3 s mais rápido que o anterior. A máxima é limitada a 250 km/h, mas pode ser elevada a 280 km/h ou 290 km/h, a depener do pacote opcional escolhido.

Além do conjunto motor/câmbio, o esportivo recebe outras novidades, como o RS Torque Splitter, que entrega a força individualmente no eixo traseiro. Ele permite vetorizar o torque, diminuir o subesterço e até operar em um “modo Drift” em pista. O RS3 conta ainda com suspensão mais rígida, carroceria 10 milímetros mais próxima do solo que a do S3 e 25 mm que a dos demais A3 (leia aqui), direção com assistência recalibrada e freios com discos de 375 mm na frente e 310 mm atrás – em opção, há os de cerâmica de 380 mm na dianteira. Todo o conjunto pode ser operado em diferentes modos: Auto, Comfort, Dynamic, Efficiency, RS Individual, RS Performance e RS Torque Rear.

Em relação ao irmão S3 (leia aqui), o RS3 mostra sua agressividade no “bocão” preto que envolve a base dos faróis e nas grelhas estilo “elos de corrente” no lugar da colmeia. O para-choque tem mais tomadas de ar, a fim de auxiliar na refrigeração. As laterais exibem rodas exclusivas, retrovisores em preto brilhante e dissipadores de calor junto aos para-lamas. Atrás, o para-choque ganha acabamento diferenciado e as saídas de escape passam a ser apenas duas, com grande diâmetro e ponteira ovalada, colocadas em cada extremidade. O interior segue a cartilha alemã, com acabamento em couro e alcântara escuros e detalhes vermelhos ou verdes.

Publicidade

E VOCÊ, O QUE ACHOU DESTA NOTÍCIA?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s