Volkswagen divulga detalhes do Taigo, irmão europeu do Nivus


Volkswagen Taigo R Line

Como a própria Volkswagen havia adiantado em março (leia aqui), o Nivus acaba de chegar à Europa como Taigo. O modelo do Velho Continente tem diferenças importantes em relação ao nacional (leia aqui), com alterações visuais leves, maior oferta de equipamentos e mais opções de motorização, com destaque para o 1.5 Turbo de 150 cv. As vendas começam no último trimestre, com entregas previstas para janeiro de 2022.

Volkswagen Taigo Style

Visualmente, o Taigo é bem parecido com o Nivus. Apesar de trazer alterações em para-choques e rodas de acordo com uma das quatro versões (Taigo, Life, Style e R Line), os contornos em geral são próximos. As maiores diferenças frontais ficam para a disposição interna dos faróis, quando equipados com a tecnologia IQ Light, as grelhas das tomadas de ar e o friso luminoso na grade, como no Taos. As laterais exibem apliques diferentes nos para-lamas, enquanto a traseira conta com nova distribuição interna das lanternas, que avançam até o logotipo da VW.

Volkswagen Taigo Style

O interior é também parecido no geral, mas o Taigo exibe acabamento mais esmerado, a começar pela iluminação no porta-objetos do console e na parte interna das maçanetas. Os revestimentos também aparentam maior qualidade, trazendo ainda alavanca do freio de estacionamento em couro e menos proeminente, difusores de ar com abertura e fechamento por roldanas e alavanca de câmbio vinda do T-Cross. O console traz ainda alguns botões suprimidos no Brasil, pois as funções acabaram integradas à central VW Play.

Volkswagen Taigo Style

Falando em central, o Taigo conta com nada menos que quatro sistemas: Composition (sistema MIB2 e tela de 6,5″), Ready2Discover (MIB3 e 8″), DiscoverMedia (MIB3, 8″ e GPS integrado) e Discover Pro (MIB3, 9,2″ e GPS). Todos têm Apple CarPlay e Android Auto sem fio, mas só os três maiores podem receber conexão à internet. O ar condicionado tem comandos sensíveis ao toque e duas zonas de operação, algo inexistente no Nivus. Tal qual o brasileiro, o quadro de instrumentos é digital de 10,25 polegadas, embora as versões mais simples tenham visor de 8″, como no Taos argentino.

Volkswagen Taigo R Line

Todas as versões do Taigo contam com faróis e lanternas em LED, retrovisores com aquecimento, assistente de permanência em faixa e até um airbag central, para evitar que os ocupantes da frente se choque. A Life acrescenta rodas de liga leve de 16 polegadas, volante em couro, retrovisores com rebatimento elétrico e uma segunda porta USB-C. A Style e a R Line têm conteúdos parecidos, com faróis IQ Light (em LED Matrix), aros 17″, iluminação ambiente, bancos aquecidos e quadro com visor de 10,25″. A diferença entre eles fica principalmente no visual e em detalhes de acabamento. Em opção, há teto panorâmico, carregador de celular sem fio, aparelho de som Beats e rodas aro 18″, além de alerta de pontos cegos, assistente de baliza, frenagem automática com detector de pedestres e auxílio de condução, que mantém o veículo na faixa.

Volkswagen Taigo R Line

Construído sobre a plataforma MQB-A0, como o Nivus, o Taigo tem 4,270 metros de comprimento, 1,757 m de largura e 2,566 m de entre-eixos, esta última a mesma medida do T-Cross (leia aqui) na Europa (aqui, o irmão tem a base do Virtus, com 2,650 m). O porta-malas leva 438 litros e tem mecanismo que permite dividi-lo em dois, além de contar com ganchos extras e ter assoalho quase plano com o rebatimento dos assentos traseiros, diferenciais em relação ao crossover brasileiro.

Volkswagen Taigo Style

A Volkswagen afirma ter feito mudanças no chassi do Taigo para deixá-lo mais ao gosto dos europeus, provavelmente com um ajuste mais firme da suspensão e carroceria mais próxima do solo. A gama de motores tem três opções turbinadas a gasolina: os 1.0 TSI de 95 ou 110 cv e o 1.5 TSI de 150 cv. O primeiro tem câmbio manual de cinco marchas, o segundo tem caixas manual de seis velocidades ou de dupla embreagem (DSG) com sete relações, enquanto o mais potente usa apenas a última transmissão.

O Taigo será produzido na fábrica espanhola de Pamplona, onde são feitos Polo e T-Cross.

E VOCÊ, O QUE ACHOU DESTA NOTÍCIA?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s