Após vender metade de sua operação chinesa à DongFeng (leia aqui), a Renault se uniu a outra companhia local. Agora, os europeus têm um acordo de cooperação com a Geely, adiantando por um memorando de entendimentos entre as partes. O projeto prevê que sejam produzidos e vendidos híbridos com o logotipo da marca francesa na China. Em contrapartida, sua divisão sul-coreana ajudará a divisão Lynk&Co a expandir a atuação na Coreia do Sul.
Maior montadora privada da China, proprietária de Volvo (leia aqui) e Lotus (leia aqui) e parceira da Mercedes-Benz (leia aqui), a Geely usará sua rede já estruturada para produzir os veículos da Renault, emprestando tecnologias e mecânica. Esta atuará como parceira “no desenvolvimento de canais de vendas e serviços e de estratégia de marca”, segundo o comunicado conjunto. De início, o projeto prevê a fabricação de híbridos, mas é certo que elétricos também estão na pauta da nova aliança.
O novo acordo marca a volta oficial da Renault à China. Após vender suas operações à Dongfeng em 2020, atuando como fornecedora de motores e componentes desde então, agora ela retorna com modelos e logotipo próprios. A expectativa é que, no futuro, os produtos sejam exportados dali.
GEELY NA COREIA DO SUL
Como contrapartida, a Renault deixará à disposição da Geely sua rede na Coreia do Sul para expansão da Lynk&Co, marca de produtos desenvolvidos com base nas mecânicas da Volvo. No país, a marca controla a Samsung Motors, que auxiliará na distribuição dos veículos da nova aliada chinesa.