Fundador do Grupo Caoa, Carlos Alberto de Oliveira Andrade morre aos 77 anos


Fundador da Caoa, Carlos Alberto de Oliveira Andrade morre aos 77 anos

Fundador do Grupo Caoa, o empresário Carlos Alberto de Oliveira Andrade faleceu no último sábado (14), aos 77 anos. Também médico, ele lutava contra um câncer e morreu enquanto dormia. Além de controlar uma rede de concessionários Ford, o paraibano ganhou notoriedade ao realizar parcerias com grandes montadoras, como com a Renault, mas ficou ainda mais famoso por sua aliança com a Hyundai. Recentemente, assumiu o controle da operação nacional da chinesa Chery, rebatizando a marca como Caoa Chery.

“Doutor Carlos”, como ficou conhecido, entrou no ramo “por acaso”. Após adquirir um Landau em 1979, acabou ficando sem o veículo, pois o concessionário Ford da época faliu. Ele decidiu por comprar a loja, localizada em Campina Grande (PB), debitando a dívida do sedã como parte do negócio. A flexibilidade nas negociações fez sua fama: aceitava terrenos, cabeças de gado e até tijolos como parte do pagamento por carros.

Por “não perder vendas”, Oliveira Andrade atraiu clientes de vários cantos. Apenas seis anos depois de assumir a loja, o Grupo Caoa já tinha a maior rede de distribuidores Ford do Brasil, atuando em vários estados, inclusive São Paulo. Ainda hoje, possui a maior quantidade de lojas da marca do oval azul no País.

Sua atuação, porém, não se limitou à Ford. Posteriormente, negociou representação com a Renault no Brasil e também com a Subaru. Mas o “tiro certeiro” viria em 1999, com um contrato de distribuição feito com a Hyundai. Sob sua administração, a coreana despontou como marca de produtos requintados e resistentes, conquistando o mercado nacional principalmente com o Tucson. Alavancada pelo SUV, a empresa fez sucesso também com Azera, i30, Santa Fe, Sonata, Elantra e ix35, entre outros.

As vendas aquecidas serviram de incentivo para que o Grupo Caoa construísse uma fábrica em Anápolis (GO) para montar os modelos da Hyundai. Mais do que isso, o sucesso fez a própria matriz voltar os olhos para o Brasil, erguendo sua própria planta e desenvolvendo um produto específico para cá, o HB20 e seus derivados. A relação, porém, tinha sinais de desgaste, com disputas judiciais entre as partes com relação ao último contrato de parceria (leia aqui).

Em 2017, Oliveira Andrade começou a colocar em prática um sonho antigo: ter uma montadora nacional. Sua empresa adquiriu a operação brasileira da Chery, rebatizou a marca para Caoa Chery e passou a comandar toda a estratégia de produto e marketing dos asiáticos. Como resultado, a companhia passou de números comerciais tímidos para vendas expressivas. Atualmente, é a 11ª colocada no ranking brasileiro, à frente de marcas tradicionais como Peugeot, Citroën, Mitsubishi e Kia, por exemplo.

Na ocasião da morte, a família divulgou a seguinte nota:

É com profundo pesar que informamos o falecimento de nosso fundador e presidente do conselho, Dr Carlos Alberto de Oliveira Andrade, na manha de hoje.

Dr Carlos estava com a saúde debilitada por conta de um tratamento de saúde e faleceu durante o sono ao lado de sua esposa e filhos.

A empresa,  de acordo com o plano de sucessão e governança, continua a ser gerida por seus atuais executivos, que lamentam o falecimento de seu fundador e se solidarizam com a família neste momento.

Dr Carlos foi médico e um empreendedor magistral, tendo atraído importantes marcas para o portfólio da CAOA, como a Ford, a Hyundai, a Caoa Chery e a Subaru, tendo se tornado um ícone para a Indústria Automobilística Brasileira.

O velório será hoje (14) no Cemitério do Morumbi a partir das 14:30, seguido do sepultamento às 17:30.

A Hyundai do Brasil, por meio do CEO para Brasil e Américas Central e do Sul, Ken Ramirez, divulgou a seguinte nota: “A família Hyundai envia nossas mais sinceras condolências à família e aos colaboradores de Carlos Alberto de Oliveira Andrade. Como fundador da CAOA, nossa parceira de negócios no Brasil por mais de 20 anos, Dr. Carlos deixa um grande legado para a indústria automobilística brasileira. Sua liderança visionária contribuiu para a introdução da marca Hyundai no País e ainda continuava atuante em nossa presença local. Nossos sentimentos e orações estão com sua família

E VOCÊ, O QUE ACHOU DESTA NOTÍCIA?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s